Na última semana, o mesmo defeito surgiu em vários dispositivos da Samsung: Blu-ray players e home theaters entram em loop infinito, desligando ou reiniciando pouco após carregar a interface principal. Isso inclui o modelo HT-J5500, que foi lançado no Brasil; mas o problema afeta usuários do mundo inteiro. A empresa ainda não explicou o que aconteceu: o culpado pode ser um bug na atualização de firmware, ou um certificado SSL expirado.
A falha vem sendo mencionada pelo menos desde 18 de junho em países como Chile, México, EUA, França, Alemanha e Reino Unido. Alguns dias depois, surgiram relatos vindos do Brasil. “Meu HT-J5500 de repente nem emite som”, explica um usuário no Twitter. “Home theater Samsung HT-J5500 com bug crônico”, afirma outro.
Thiago Zanoni demonstra em vídeo o que está acontecendo: ao pressionar o botão liga/desliga no controle remoto, o home theater exibe o logotipo da Samsung e a interface de usuário; no entanto, um ou dois segundos depois, ele desliga sozinho. Um vídeo no YouTube exemplifica o mesmo problema.
Defeito global após atualização automática. Looping infinito igual de todos os modelos no mundo. Queremos a solução. Samsung HT-J5500 São Paulo Brasil. Samsung #samsungfail #samsung #samsungbrasil pic.twitter.com/380J146553
— Thiago Zanoni (@thzanoni) June 25, 2020
Segundo os relatos, a falha afeta os Blu-ray players BD-J5100, BD-J5700, BD-J5900 e BD-JM57C; além dos home theaters HT-J4200, HT-J4500 e HT-J5500. Até onde sabemos, apenas o HT-J5500 foi lançado oficialmente no Brasil.
No ano passado, a Samsung confirmou o fim da produção de todos os modelos de Blu-ray player, tanto no Brasil como nos EUA. O mesmo parece ter ocorrido com os home theaters; a empresa vem se concentrando apenas em soundbars, além das TVs.
Catalin Cimpanu, da ZDNet, acredita que a falha não foi causada por uma atualização de software com erros, porque muitos dos modelos afetados sequer recebem updates.
“Uma explicação mais realista é que os problemas estão sendo causados por um certificado SSL expirado que os Blu-ray players da Samsung estavam usando para se conectar aos servidores da Samsung via HTTPS”, ele explica.
Na segunda-feira (22), uma representante da Samsung disse no fórum oficial: “estamos cientes de usuários que relataram um problema com bootloop em alguns Blu-Ray players e estamos analisando isso mais detalhadamente; publicaremos uma atualização aqui neste tópico quando tivermos mais informações”.
Desde então, a empresa não se pronunciou mais, porém o erro continua. O Tecnoblog entrou em contato com a Samsung no Brasil; atualizaremos este post com a resposta.
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