Um dos problemas envolvendo a desinformação na internet é o compartilhamento de notícias que estão fora do contexto em que foram publicadas. Sabendo disso, o Facebook vai alertar usuários que tentarem compartilhar uma notícia antiga no feed. O aviso será exibido para os conteúdos publicados há mais de três meses.
Com a decisão, quando o usuário selecionar o botão de compartilhar em uma notícia antiga, o Facebook indicará há quanto tempo ela foi publicada. Em seguida, é possível prosseguir com o compartilhamento ou desistir da operação. A ideia, segundo a rede social, é garantir que as pessoas tenham o contexto que precisam para tomarem decisões sobre o que publicam em seus perfis.
Em comunicado sobre a mudança, o Facebook destacou que a data em que a notícia foi publicada é um fator importante para ajudar as pessoas a decidirem o que leem, em que confiam e o que compartilham. O alerta sobre conteúdos antigos é uma expansão ao botão de contexto (o ícone “i”), implementado em 2018 para exibir informações complementares sobre as fontes de notícias que aparecem no feed.
O Facebook adianta que, nos próximos meses, vai adotar o alerta antes do compartilhamento para mais situações. A rede social já testa o aviso em publicações com links sobre a COVID-19, em que apresenta mais informações sobre a fonte do conteúdo e sugere ao usuário uma visita à sua central de informações sobre a pandemia.
Por mais um ano, o Facebook foi a rede social mais usada como fonte de notícias no Brasil. Segundo o Reuters Digital News Report, 54% das pessoas no país usam a plataforma para se informar. Em seguida, com 48%, está o WhatsApp, que caiu 5 pontos percentuais em relação a 2019. O YouTube e o Instagram registraram alta de 3 e 4 pontos percentuais, respectivamente.
A rede social tem tomado algumas ações na tentativa de evitar a desinformação. Entre elas, estão a sinalização de notícias falsas em posts e stories; alertas para usuários que interagem com fake news sobre a COVID-19; e a limitação do alcance de grupos que disseminam informações falsas.
Com informações: Facebook.
É um recurso interessante.
Faz poucos dias que uma amiga compartilhou uma noticia sobre uma “Concept Tent”… no entanto já circulam noticias sobre isso desde 2013!!!
Volta e meia aparecem novamente aquelas sobre os pneus que não precisam de ar, air bag de smartphone e outras besteiras.
pneus que não precisam de ar
era um conceito bacana, mas não sei se ainda tá em desenvolvimento ou se teve algum motivo para ter sido descontinuado.
Não sei se é exatamente o que você e o @rafael.mds tavam falando, mas esse Bridgestone DriveGuard é vendido faz um tempo, ele tem ar, mas se fura ainda dá pra continuar andando com ele por um tempo tranquilo
https://www.bridgestonetire.com/tire-brand/driveguard
Não. Pesquisa “pneu sem ar” no google e vai ter video de 2012…
Tão prometendo ele pra 2024.
Tem muita coisa assim. Aquela coisa de “carro voador” é outra que só serve pra gerar visitas em sites.
Nah, nem é.800×450 474 KB
Esse tipo de coisa demora mesmo pra ser desenvolvido… mas quando sai e funciona, é lindo (e carissimo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário