Em abril, o Google Shopping passou a exibir determinados produtos gratuitamente como forma de ajudar lojistas no enfrentamento da epidemia de coronavírus (COVID-19). A iniciativa teve resultados positivos, por isso, nesta segunda-feira (29), o Google anunciou que a exibição gratuita de produtos vai ser expandida.
Em muitos países, as compras online aumentaram drasticamente nos últimos meses, seja por conta de lojas que passaram a vender só pela internet, seja pela decisão de usuários precavidos de evitar ao máximo sair de casa.
Em função disso, lojistas que tinham pouca ou nenhuma familiaridade com plataformas online se viram forçados a se adaptar a elas. Além disso, muitas empresas que já vendiam pela internet tiveram que reforçar suas operações nessa modalidade.
Para auxiliar e incentivar esses negócios, os resultados do Google Shopping passaram a priorizar “listagens de produtos gratuitas” — em condições normais, a plataforma cobra pelos anúncios valores que mudam de acordo com o termo pesquisado e com os lances de concorrentes.
Pouco mais de dois meses depois, o Google explica que, nos Estados Unidos, essa decisão ajudou lojistas a terem mais visibilidade e engajamento online. “Vendedores de todos os portes estão se beneficiando desse tráfego incremental, principalmente pequenas e médias empresas”, diz a companhia em nota.
Por conta disso, o Google vai expandir a iniciativa com a exibição gratuita de listagens de produtos no topo das páginas de resultados do buscador, o que deve aumentar ainda mais as vendas das lojas. Atualmente, essa área é preenchida com links patrocinados (anúncios pagos) da rede do Google Ads.
Inicialmente, os anúncios gratuitos serão exibidos no Google para dispositivos móveis e, depois, nas buscas para desktops. As listagens gratuitas no Google Shopping continuarão sendo mostradas.
Por ora, a iniciativa é válida para os Estados Unidos, mas, em abril, o Google comentou que a intenção é disponibilizar anúncios gratuitos em vários países até o fim do ano.
Se você busca conteúdo sobre empreendedorismo, com certeza já encontrou materiais que soam mais como autoajuda. Agora é hora de deixar esse mindset de lado e falar sobre empreendedorismo de verdade!
No Tecnocast 149, recebemos dois convidados de peso para falar sobre o Google for Startups, iniciativa do Google que pode dar um gás na sua startup. Interessou? Dá o play e vem com a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário