terça-feira, 30 de junho de 2020

WhatsApp Pagamentos: Facebook e Cielo pedem que Cade libere serviço | Finanças | Tecnoblog

A decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de suspender o WhatsApp Pagamentos levou a uma reação do Facebook e da Cielo. As empresas, que firmaram uma parceria para oferecer o serviço, enviaram uma mensagem pedindo para que o órgão reverta a medida. A alegação é de que o acordo não oferece riscos à concorrência porque o serviço pode ser usado por outras marcas de maquininhas.

WhatsApp Pagamentos

As empresas afirmam que mantêm apenas um contrato de serviços financeiros para oferecer um canal adicional para transações de pagamento, o que não configura um ato de concentração de mercado. Elas apontam que a medida cautelar adotada pelo Cade se baseou em “assunções equivocadas” e foi tomada antes do prazo que teriam para esclarecer a situação.

Ainda no documento, as companhias lembram que não seriam concorrentes em qualquer mercado relacionado ao acordo. “O contrato celebrado entre Cielo e Facebook preserva a atuação autônoma e independente de ambas as Partes em atividades distintas, conforme suas estratégias comerciais, e não impõe a unificação de centros decisórios”, indica a mensagem.

O comunicado garante ainda que “Facebook e WhatsApp continuarão a desempenhar suas atividades atuais e em momento algum, sob este contrato, passarão a desenvolver, no Brasil, quaisquer atividades associadas às credenciadoras reguladas pelo BCB, sejam elas o credenciamento de ECs [estabelecimentos comerciais] ou a captura de transações”.

Segundo O Globo, o Cade vai indicar nesta semana se a suspensão do WhatsApp Pagamentos deve ser mantida ou não. Ao decidir pela medida cautelar, o órgão apontou que a Cielo possui alta participação no mercado e o WhatsApp tem milhões de usuários no Brasil, uma combinação que poderia “causar danos irreparáveis ou de difícil reversibilidade nos mercados afetados”.

Em nota divulgada na semana passada, o Cade também questionou a possibilidade do acordo prever exclusividade para a Cielo — o que foi negado pelas empresas. Segundo o órgão, caso isso acontecesse, seu Conselho deveria agir para evitar “consideráveis riscos à concorrência”. O WhatsApp Pagamentos também foi suspenso pelo Banco Central, que teme “danos irreparáveis” à concorrência e à privacidade.

WhatsApp Pagamentos é suspenso por medida cautelar; Cade teme "danos irreparáveis" com parceria entre Facebook e Cielo

WhatsApp libera pagamentos via Cielo entre clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi com cartão de crédito ou débito

Banco Central planeja "avaliar eventuais riscos" do WhatsApp Pagamentos; Facebook Pay poderia causar "danos irreparáveis"

Banco Central agora pode suspender serviços sem aviso prévio se houver risco; WhatsApp Pagamentos passa por análise

Itaú e Bradesco testaram WhatsApp Pagamentos (Pay) antes do lançamento; serviço deve incluir cartões do Santander, Inter e C6

Saiba como enviar dinheiro pelo WhatsApp ou fazer pagamentos em estabelecimentos usando o cartão de débito ou crédito

WhatsApp diz que pagamentos por vendas deve ser feitos pela conta Business; contas pessoais estão sujeitas a bloqueio

Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro; mas é preciso ter alguns cuidados ao fazer pagamentos pelo aplicativo de mensagens

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Nenhum comentário:

Postar um comentário