sábado, 27 de junho de 2020

iPadOS 14: as 5 melhores novidades para iPads em 2020 | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O sistema que ano passado deu um novo sentido aos iPads com a transformação do app Arquivos, suporte a armazenamento externo e até mouse, ganhou mudanças muito bem-vindas em 2020. Alguns apps foram redesenhados para utilizar todo o potencial da tela grande, a Apple Pencil ganhou uma experiência totalmente nova e os widgets estão cada vez mais importantes. Separamos as cinco melhores novidades do iPadOS 14.

Widgets não são uma novidade para a Apple, eles fazem parte dos sistema há alguns anos. Mas, com o iPadOS 14, ganharam ainda mais destaque e tamanhos diferentes. No momento, os desenvolvedores poderão criar widgets em três tamanhos: pequenos, médios e grandes.

Diferente do iOS 14 no iPhone, não é possível adicioná-los à área de trabalho, eles permanecem fixos na lateral esquerda da tela. Uma explicação possível para isso é o fato de o iPad ter uma visualização em modo retrato e paisagem, o que poderia desalinhar os widgets na área de trabalho. Outra explicação pode ser a maneira como a Apple quer que o usuário interaja com os widgets no iPad: sempre na barra fixa lateral, nunca igual ao iPhone. Só saberemos em futuras versões.

A Apple se orgulha em dizer que hoje a App Store conta com mais de 1 milhão de aplicativos feitos especialmente para o iPad. Com esse pensamento, alguns apps essenciais passaram por modificações para melhorar a experiência com a tela grande do iPad.

O app Fotos ganhou uma sidebar para acessar facilmente os álbuns, fotos favoritas, lugares e todas as opções que antes ficavam mais escondidas. O app Arquivos foi redesenhado, assemelhando-se ainda mais com o Finder do macOS. E mais: Música, Atalhos, Gravador, Calendário, Notas, Email, Contatos, todos ganharam uma nova sidebar para uma experiência mais unificada.

Falando em unificação, outra experiência emprestada do macOS foi a nova barra de busca que herdou as mesmas funções. De forma mais compacta, é possível buscar contatos, aplicativos, conteúdo dentro dos aplicativos, abrir links e fazer buscas na web. Além de estar mais rápida e de auto-completar as palavras enquanto são digitadas, é possível usá-la mesmo com outros apps abertos, bastando utilizar o atalho Cmd-Espaço, exatamente como no macOS.

Esta é sem dúvidas a maior novidade do iPadOS 14 e uma das mais necessárias para todos que usam o iPad sem case e apenas com a caneta. O Scribble é uma função feita para ser utilizada com a Apple Pencil. Em qualquer campo de texto você pode escrever à mão e a escrita é convertida em texto digitado.

Eu testei em português e funcionou muito bem — qualquer aplicativo pode utilizar essa função graças à paleta da Apple Pencil. Existe um pincel exclusivo para o Scribble que pode ser ativado a qualquer momento.

O app Notas está caminhando para ser uma das melhores opções para aqueles que estão sempre escrevendo à mão. Agora é possível interagir com as notas selecionando-as, alterando as cores e até movendo-as. Essa seleção se dá por aprendizado de máquina, já que o app consegue diferenciar um texto escrito de um desenho.

Para as notas digitadas, a Apple Pencil também ganhou interações. Basta riscar uma palavra para deletar ou fazer um círculo para selecionar. O app também faz reconhecimento automático de algumas formas. São elas:

O app também reconhece datas que se convertem em um evento no calendário com apenas um clique. Também existe o reconhecimento de URLs, basta escrever um endereço como anotação e ele é transformado em link.

Outra novidade no app Notas, mas que por enquanto só funciona com o idioma do sistema configurado para inglês ou chinês, é a possibilidade de copiar textos escritos à mão em forma de texto digitado.

Este ano a Apple fez melhorias também no reconhecimento de voz do teclado. Para quem usa o iPad sem acessórios ou para quem também não consegue escrever com a Apple Pencil por muito tempo, é possível ditar tudo o que precisa ser escrito. Segundo a Apple, o reconhecimento da fala vai melhorando de acordo com o uso e todo o processamento é feito localmente, totalmente offline, prevalecendo assim a privacidade do usuário.

Ainda sobre o teclado, um pequeno detalhe que antes ocupava muito espaço da tela e agora foi redesenhado é o menu popover que mostra os emojis de forma mais compacta, sendo ativado apenas quando você usa o iPad com um teclado.

A assistente virtual da Apple nunca foi minha primeira opção na hora de tirar alguma dúvida ou configurar uma alarme, principalmente pela forma invasiva da interface antiga. No iPadOS 14, tudo está mais discreto e funciona muito bem em cima de outros apps. A resposta é mostrada de forma reduzida, mas em alguns casos é possível expandir e ler mais sobre o que você pesquisou.

Interface antiga da Siri:

Interface da Siri no iPadOS 14:

O iPadOS ainda não tem data de lançamento, mas podemos esperá-lo para meados de setembro junto com os novos iPhones. O novo sistema terá suporte para os seguintes modelos de iPad:

Nenhum comentário:

Postar um comentário