Agora é a vez do YouTube: o serviço de streaming está desenvolvendo um recurso para para gravar vídeos curtos de até 15 segundos em segmentos e competir com o TikTok e o Instagram Reels. A ferramenta para produzir conteúdos efêmeros está em fase de testes nos aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).
As informações sobre a novidade foram disponibilizadas na lista de recursos em teste pela plataforma na quarta-feira (24), na seção “Testing out a way to record multi-segment videos” (“Testando uma maneira de gravar vídeos com vários segmentos”, em tradução livre). A ferramenta, porém, ainda não está disponível para todos os usuários.
Segundo o YouTube, a função permite que os usuários gravem vídeos curtos em segmentos como no TikTok e na ferramenta do Instagram Stories. “Estamos testando uma nova maneira de os criadores gravarem facilmente vários clips diretamente pelo app móvel do YouTube e enviarem como um vídeo”, explicam.
O funcionamento da novidade é similar às demais redes sociais. Para filmar, basta tocar sobre o botão de captura e segurar, e depois soltar para interromper. O usuário poderá retomar a gravação diversas vezes ao repetir o processo até completar quinze segundos para enviar todos os clips em um único vídeo.
O YouTube, no entanto, não deu muitos detalhes sobre o funcionamento do recurso, que está disponível para algumas pessoas na ferramenta de upload de vídeos do app em “Create a video” (“Criar um vídeo”, em tradução livre). Também não há informação sobre a presença de opções para editar vídeos e aplicar efeitos como no Instagram e TikTok.
Além disso, segundo o serviço de streaming, a câmera do aplicativo não poderá ser utilizada para gravar vídeos mais longos. Segundo o YouTube, “se você deseja enviar um vídeo mais longo, ainda poderá fazer o upload da galeria do telefone em vez de gravar pelo aplicativo”.
Este é mais um recurso do YouTube que se aproxima das plataformas para conteúdos efêmeros, como o Snapchat e Instagram Stories. Em 2017, o serviço disponibilizou uma função para enviar vídeos curtos que desaparecem após 24 horas no ar. A ferramenta chegou ao Brasil no ano seguinte, na seção “Histórias” em apps para celular.
Com informações: Google, TechCrunch e Android Police
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