Após a estreia do Harmony OS 2.0 beta para celulares, mais detalhes sobre o sistema móvel da Huawei começaram a ser revelados nas últimas semanas. De acordo com elementos levantados por desenvolvedores que tiveram acesso ao Harmony OS, o novo software da fabricante chinesa é possivelmente baseado no Android.
As evidências de que o novo sistema da Huawei é baseado no Android surgiram em três frentes, segundo o XDA-Developers neste sábado (26).
A primeira é através de um aplicativo “Hello World” desenvolvido para o Android 4.4.4 (Kit Kat). Ao executá-lo em uma versão mais recente do Android e no Harmony OS 2.0 beta, ambos apresentaram praticamente o mesmo erro para alertar que o app foi feito para uma versão mais antiga do sistema.
A segunda pista parte de experimentos de um usuário do fórum XDA-Developers. Ao compilar e instalar o Superuser no Harmony OS 2.0 beta em um ambiente virtual, hikari_calyx recebeu o seguinte aviso: “Este aplicativo foi desenvolvido para uma versão mais antiga do HarmonyOS e pode não funcionar corretamente. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor”.
Outro desenvolvedor também encontrou traços do sistema operacional do Google na nova solução para celulares e demais dispositivos da Huawei. Neste caso, o Harmony OS apresentou construção de estrutura de sistema similar ao Android após a extração da maior parte da partição de sistema com auxílio do Android Debug Bridge (ADB).
As proximidades entre os sistemas, no entanto, pode não ser nenhuma surpresa. Conforme observou o site especializado, a Huawei mencionou em suas apresentações que usaria, inicialmente, o Android como base para auxiliar em sua transição. Não se sabe, porém, se essa relação, caso confirmada, será mantida no futuro.
Procurada pelo XDA-Developers, a Huawei não comentou sobre o assunto até o momento.
A Huawei estreou o HarmonyOS 2.0 para celulares no último dia 16. A versão de testes do sistema operacional está liberada para desenvolvedores instalarem em alguns smartphones, como o Huawei P40 e Mate 30, além do tablet Huawei MatePad Pro.
O sistema em caráter experimental estreia poucos meses após seu anúncio, em setembro, durante a HDC 2020 (Huawei Developer Conference). O software é voltado tanto para dispositivos móveis quanto para aparelhos como televisões, relógios e afins.
Oficializado em agosto de 2019, o Harmony OS poderá ser instalado em celulares com EMUI 11 no futuro, segundo a fabricante.
Com informações: XDA-Developers
Nenhum comentário:
Postar um comentário