segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Harmony OS, sistema móvel da Huawei, é baseado no Android | Celular | Tecnoblog

Após a estreia do Harmony OS 2.0 beta para celulares, mais detalhes sobre o sistema móvel da Huawei começaram a ser revelados nas últimas semanas. De acordo com elementos levantados por desenvolvedores que tiveram acesso ao Harmony OS, o novo software da fabricante chinesa é possivelmente baseado no Android.

Huawei P30 Lite (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

As evidências de que o novo sistema da Huawei é baseado no Android surgiram em três frentes, segundo o XDA-Developers neste sábado (26).

A primeira é através de um aplicativo “Hello World” desenvolvido para o Android 4.4.4 (Kit Kat). Ao executá-lo em uma versão mais recente do Android e no Harmony OS 2.0 beta, ambos apresentaram praticamente o mesmo erro para alertar que o app foi feito para uma versão mais antiga do sistema.

A segunda pista parte de experimentos de um usuário do fórum XDA-Developers. Ao compilar e instalar o Superuser no Harmony OS 2.0 beta em um ambiente virtual, hikari_calyx recebeu o seguinte aviso: “Este aplicativo foi desenvolvido para uma versão mais antiga do HarmonyOS e pode não funcionar corretamente. Tente verificar se há atualizações ou entre em contato com o desenvolvedor”.

Erro em aplicativo do Harmony OS (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

Outro desenvolvedor também encontrou traços do sistema operacional do Google na nova solução para celulares e demais dispositivos da Huawei. Neste caso, o Harmony OS apresentou construção de estrutura de sistema similar ao Android após a extração da maior parte da partição de sistema com auxílio do Android Debug Bridge (ADB).

As proximidades entre os sistemas, no entanto, pode não ser nenhuma surpresa. Conforme observou o site especializado, a Huawei mencionou em suas apresentações que usaria, inicialmente, o Android como base para auxiliar em sua transição. Não se sabe, porém, se essa relação, caso confirmada, será mantida no futuro.

Procurada pelo XDA-Developers, a Huawei não comentou sobre o assunto até o momento.

A Huawei estreou o HarmonyOS 2.0 para celulares no último dia 16. A versão de testes do sistema operacional está liberada para desenvolvedores instalarem em alguns smartphones, como o Huawei P40 e Mate 30, além do tablet Huawei MatePad Pro.

O sistema em caráter experimental estreia poucos meses após seu anúncio, em setembro, durante a HDC 2020 (Huawei Developer Conference). O software é voltado tanto para dispositivos móveis quanto para aparelhos como televisões, relógios e afins.

Oficializado em agosto de 2019, o Harmony OS poderá ser instalado em celulares com EMUI 11 no futuro, segundo a fabricante.

Com informações: XDA-Developers

Huawei volta ao Brasil com câmera que enxerga longe, desempenho impecável e design sofisticado, mas cobra por isso

Com processador do P30 Pro e boas câmeras, Nova 5T é mais um suspiro da Huawei com Google Play

Huawei libera HarmonyOS 2.0 Beta para desenvolvedores instalarem em seus celulares da marca chinesa com Android (EMUI 11)

P30 Lite tem design atraente e boa autonomia, mas desempenho é inconsistente e câmera pode decepcionar

P30 Pro da Huawei tem câmera quádrupla da Leica, zoom óptico de 5x e lançamento no Brasil em maio

Comentários com a maior pontuação

Huawei P40 Lite, Huawei P40, Huawei P40 Pro e Huawei P40 Pro+ são os sucessores da linha Huawei P30 em 2020; saiba o que muda

A AppGallery é o paraíso dos aplicativos chineses: AliExpress, WeChat, QQ, Taobao, UC Browser e, claro, o Tik Tok estão lá

Huawei P30 e P30 Pro vs. Galaxy S10 e S10+, qual o melhor smartphone Android de top de linha em 2019 no Brasil? Veja comparativo

Descubra qual é o melhor celular "versão resumida" dos modelos premium da Samsung e Huawei: se o Galaxy S10e ou o P30 Lite

Motorola, Xiaomi, OnePlus, HTC e Sony já listaram quais celulares serão atualizados, enquanto Samsung, LG e Asus não confirmaram

Nenhum comentário:

Postar um comentário