A Apple começou a aplicar seu programa de taxa reduzida para alguns desenvolvedores que distribuem seus apps pela App Store, a App Store Small Business Program. A iniciativa, anunciada na segunda quinzena de novembro, permite que algumas transações que acontecem dentro da plataforma da empresa paguem um pedágio com valor 50% menor.
O App Store Small Business Program é uma resposta para a briga sobre a taxa cobrada para todas as transações que passam pela loja da Apple, dentro de um dispositivo móvel ou até mesmo no macOS. Todo desenvolvedor precisa deixar 30% do valor com a marca da maçã, em uma espécie de pedágio que inclui os serviços prestados do outro lado.
O App Store Small Business Program chegou como resposta da Apple para a briga de algumas empresas contra este valor, principalmente Spotify, Netflix e a cereja do bolo em forma de Fortnite, chamada de Epic Games. O programa faz com que os 30% sejam convertidos para 15% a partir de primeiro de janeiro do ano que vem. Mas, já agora em dezembro, alguns desenvolvedores receberam o desconto.
É o caso de David Hodge, rapaz criador de um aplicativo desenhado para proprietários de veículos elétricos da Tesla, chamado de Nikola. Hodge publicou uma imagem de sua página dentro da App Store, onde ficam os relatórios de rendimentos e nela é possível ver uma mudança na quantia repassada pela Apple.
O desenvolvedor afirma que assinantes de um plano mensal que custa US$ 9,99, resultavam em US$ 7 a cada 30 dias para seu bolso. A partir do dia 23 de dezembro deste ano, o valor subiu para US$ 8,50 – quantia que encaixa quase perfeitamente na comissão de 15%, não mais 30%.
Jacob Gorban, outro desenvolvedor para a plataforma de dispositivos da maçã, compartilhou a mesma redução, mas apontando o dia seguinte de Hodge. A imagem mostra que os US$ 50 pagos por usuários no dia 24 de dezembro resultaram em US$ 42,50, também encaixando nos 15% da nova taxa.
É muito bom ver um movimento da Apple na direção de reduzir sua margem de comissão, deixando mais dinheiro na mão dos desenvolvedores e sem necessariamente significar aumento nos custos para os usuários. Por outro lado, nem todos poderão entrar no App Store Small Business Program.
Para fazer parte desta iniciativa, o desenvolvedor precisa ter faturamento de até US$ 1 milhão na App Store em 2020, valor já considerando a quantia paga como comissão pela empresa. A redução não tem prazo para acabar, mas pode ser removida se o valor arrecadado com as transações superar o teto do programa em 2021.
Para justificar o valor da comissão, a Apple emitiu um comunicado com os benefícios que os desenvolvedores podem ter neste pedágio, como acesso a software especializado, mais de 250 mil APIs criados pela empresa da maçã e uma interface de pagamento segura.
Spotify e Epic Games, grandes o suficiente para não participar deste programa, reclamaram após o anúncio. O CEO da Epic, Tim Sweeney, diz que o movimento pode dividir os desenvolvedores e preservar o monopólio da Apple neste assunto. Já a plataforma de streaming continua acreditando que a marca da maçã utiliza práticas anticompetitivas, já que seu concorrente, o Apple Music, não paga os 30%.
Com informações: MacRumors.
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