terça-feira, 29 de dezembro de 2020

C6 Bank é barrado pela Senacon de vender empréstimo consignado | Finanças | Tecnoblog

O C6 Bank deverá suspender as operações de crédito consignado por causa de uma decisão da Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), ligada ao Ministério da Justiça. O número de reclamações contra a fintech sobre empréstimos indevidos saltou 1.900% entre agosto e novembro de 2020.

C6 Consig (Imagem: Reprodução)

O crédito consignado é uma modalidade que desconta as parcelas do empréstimo direto na folha de pagamento, ou seja, no salário ou na aposentadoria. As queixas sobre o C6 envolvem principalmente idosos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A Senacon determinou que o C6 Bank suspenda as contratações de empréstimo consignado feitas de forma direta, exceto nos casos em que o interessado fizer a solicitação por escrito, segundo o Valor.

Além disso, os correspondentes bancários — empresas que representam o C6 ao vender crédito consignado — não poderão oferecer esse tipo de empréstimo, seja por escrito ou por meios eletrônicos (site ou app). Em caso de descumprimento, a multa será de RS 100 mil por cada operação indevida.

Juliana Domingues, titular da Senacon, afirma que tomou essa medida drástica porque o número de reclamações na plataforma Consumidor.gov.br não parou de aumentar, mesmo após o C6 ter sido notificado. Eram 90 casos em agosto e 1.811 em novembro; por isso, ela vê um “potencial para provocar danos irreparáveis para o mercado de consumo”.

O C6 Bank responde por 10% do mercado de consignado no Brasil: a fintech comprou o Banco Ficsa em 2017, que vendia empréstimos desse tipo até agosto deste ano; ele foi renomeado para C6 Consig.

Em outubro, a Senacon pediu que o INSS tomasse providências sobre o credenciamento do C6 Consig. O Procon-SP, por sua vez, notificou a empresa por ter recebido diversas reclamações de empréstimos consignados que não foram contratados, além de dificuldades para entrar em contato com o banco.

Nos últimos meses, quando foi questionado, o C6 Bank ressaltava que “todos os casos são resolvidos sempre sem prejuízo ao consumidor”. O Tecnoblog pediu um posicionamento oficial, mas recebeu a seguinte resposta: “o banco não vai comentar a medida da Senacon”.

Este ano, o C6 Bank foi avaliado em R$ 11,3 bilhões após receber um novo aporte financeiro. A empresa, que possui mais de 4 milhões de contas abertas, planeja estrear na bolsa de valores em 2021. Ela firmou parceria com a TIM para oferecer bônus aos clientes do pré-pago, controle e pós-pago.

Juros variam de 2,1% a 5% ao mês e empréstimo pode ser pago em até 24 meses

Nubank oferece limite de empréstimo para mais clientes da NuConta; taxa de juros varia de acordo com usuário

O Caras Bank promete ser uma parceria entre a revista e a BTX Digital, uma empresa de "white label bank"

O C6 Kick TIM permite que enviar dinheiro para clientes do banco que têm plano da operadora usando apenas o número de celular

Carteira Ame Digital tem crédito pessoal de até R$ 50 mil com parcelamento em até 36 meses; PicPay também fará empréstimos

Comentários com a maior pontuação

Saiba como abrir uma conta em dólar usando bancos digitais no Brasil e ter cartão de crédito para fazer compras no exterior

Para cada banco, um código; confira a lista com todos os códigos de bancos do Brasil e facilite sua vida ao fazer um DOC ou TED

Veja desde sites com empréstimo online urgente até outros com as menores taxas

Pontuação igual ou menor que 300 pode ser problema; veja cinco opções de cartões de crédito para score baixo

Saiba como fazer uma transferência pelo Pix usando as chaves de identificação, seja por bancos ou fintechs

Nenhum comentário:

Postar um comentário