terça-feira, 7 de julho de 2020

Facebook trabalha em integração entre WhatsApp e Messenger | Aplicativos e Software | Tecnoblog

Quase um ano e meio se passou desde que Mark Zuckerberg confirmou o plano de integrar o Facebook Messenger, o Instagram e o WhatsApp. Mas, de lá para cá, praticamente nada mudou. Mas isso não quer dizer que o assunto morreu: recentemente, pistas sobre uma integração entre esses serviços foram encontradas.

WhatsApp

Capturas de tela liberadas pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi no Twitter sugerem que o Facebook trabalha, no momento, para recomendar o Messenger dentro do Instagram. Como destaca o WABetaInfo, isso não chega a ser, necessariamente, uma integração. Aparentemente, esse recurso permite apenas que o Messenger seja acionado a partir do Instagram:

Messenger a partir do Instagram

Por outro lado, uma terceira imagem liberada pelo desenvolvedor mostra o que seriam tabelas de bancos de dados. Os nomes dessas tabelas sugerem uma integração entre o Facebook Messenger e o WhatsApp:

Banco de dados Messenger - WhatsApp

Os nomes fazem referências a várias possíveis funcionalidades, como a de o Facebook Messenger identificar usuários bloqueados no WhatsApp, listar membros de um grupo e obter informações específicas de uma conversa (número de telefone de um contato e um contador de mensagens, por exemplo).

Na primeira olhada, parece que o Facebook Messenger está simplesmente clonando o WhatsApp, mas tudo indica que, na verdade, o banco de dados serviria justamente para viabilizar a integração entre os dois serviços.

Mas, se a integração estiver mesmo a caminho, não chegará tão cedo aos usuários. De acordo com o WABetaInfo, vários aspectos ainda precisam ser tratados, por exemplo: o Facebook salvará esse banco de dados em um servidor para download em outros dispositivos? Será possível desativar a integração entre os serviços?

O Facebook precisa lidar também com o desafio de manter a criptografia ponta a ponta entre dois mensageiros que seguem dinâmicas de funcionamento muito diferentes.

WhatsApp tem atalho para Salas do Messenger (Facebook Messenger Rooms), que faz chamadas de vídeo com até 50 pessoas

WhatsApp libera integração entre mensageiro e Facebook Messenger Rooms para chamadas de vídeo com até 50 pessoas

Atalho do WhatsApp Web leva usuários do mensageiro ao Facebook Rooms para chamadas de vídeo com até 50 pessoas

Messenger Kids permite que crianças usem mensagens instantâneas sob supervisão dos pais

Com Facebook Messenger Rooms, usuários do Instagram podem participar de chamadas de vídeo com até 50 pessoas

Só é possível desativar o Messenger se você já tiver desativado previamente o seu Facebook; entenda

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Saiba como excluir uma pessoa do Messenger (mesmo isso não sendo possível, na teoria) e organizar seu mensageiro do Facebook

Saiba como colocar o modo escuro no Facebook Messenger; ativar, desativar ou definir como automático com os ajustes do sistema

Nenhum comentário:

Postar um comentário