sexta-feira, 3 de julho de 2020

Cartão do SUS online: como fazer cadastro e consultar número | Produtividade | TechTudo

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo

É possível emitir o Cartão do SUS, como é conhecido o Cartão Nacional de Saúde (CNS), em versão digital de forma rápida pelo site Meu DigiSUS, do Ministério da Saúde. O documento contém uma numeração que identifica cada cidadão e registra todos os atendimentos médicos realizados junto ao Sistema Único de Saúde, permitindo que funcionários de postos de saúde localizem prontuários, consultas, pedidos de medicamentos e dados de vacinação de cada pessoa.

LEIA: 4 formas de ter renda extra na internet sem sair de casa

Para acessar o Meu DigiSUS e ter acesso ao Cartão do SUS virtual, é necessário ter uma conta no Portal Gov.br, do Governo Federal. Esse registro pode ser feito gratuitamente usando o número do CPF, ou ainda com dados de Internet banking, certificado digital ou validação facial pelo app. Confira, a seguir, como fazer o cadastro e consultar o número do Cartão do SUS.

Portal Meu DigiSUS disponibiliza o Cartão do SUS virtual — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Passo 1. Acesse o site Meu DigiSUS (meudigisus.saude.gov.br) e clique no botão “Entrar”;

Portal Meu DigiSUS oferece vários serviços — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 2. Você será direcionado para o Portal Gov.br. Faça login usando suas credenciais ou crie um novo cadastro clicando no botão “Crie sua conta gov.br”;

Login no Meu DigiSUS é feito com credenciais do Portal Gov.br — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 3. Após o login, você será redirecionado de volta para o Meu DigiSUS. Então, clique em “Minha Saúde”, no menu da lateral esquerda;

Meu DigiSUS tem área voltada para os serviços de cada cidadão — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 4. No topo da tela, veja a numeração do seu Cartão do SUS. Clique em “Acessar” para visualizar uma versão digital do cartão;

Número do Cartão do SUS é exibido em destaque — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 5. Veja o cartão em destaque. Clique no ícone de QR Code para visualizar um código que leva para a numeração do seu cartão;

Meu DigiSUS mostra Cartão do SUS digital — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Passo 6. Clique no ícone de compartilhamento, localizado no canto superior direito da tela, para baixar uma imagem do seu Cartão do SUS em formato .png, pronto para imprimir;

É possível acessar QR Code com numeração ou baixar o Cartão do SUS em formato de imagem — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Aproveite a dica para consultar o número do Cartão do SUS e a versão virtual do documento pela Internet.

Via Ministério da Saúde

Problemas com o app Caixa Tem? Descubra como resolver no Fórum do TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário