Diversos clientes do Nubank se queixaram nesta terça-feira (30) sobre compras indevidas no crédito: nenhum deles perdeu o cartão físico, mas o aplicativo diz que essa foi a forma de pagamento usada nas transações — todas em nome de uma pessoa chamada Katia Silene. Em alguns casos, a empresa avisa que vai trocar o cartão. A fintech garante ao Tecnoblog que não houve vazamento de dados.
“Acordei com uma cobrança de R$ 8,29 no meu cartão de uma loja de vestuário; a compra foi feita às 0h29 e eu estava bem dormindo”, explica uma cliente do Nubank no Twitter. “Aqui teve a mesma tentativa de compra, às 1h29 no valor de 8,79”, afirma outro. O Tecnoblog encontrou outros dez relatos semelhantes na rede social.
No geral, os valores das compras eram baixos, talvez como uma forma de testar se o cartão estava ativo e se estava bloqueando transações. Os pagamentos foram categorizados pelo Nubank como “vestuário” e estavam em nome de “Katia Silene de Olivei”; não há informações sobre o local em que eles foram realizados.
Além disso, o app diz que as transações foram feitas através do cartão físico, mesmo que ele esteja em posse do dono. “Surgiu uma compra no meu cartão (que só eu tenho acesso) numa tal de Katia Silene num horário em que eu estava dormindo e agora vou ter que pedir outro cartão, mandar foto com documento”, reclama um cliente no Twitter.
As transações indevidas foram aceitas na maioria dos casos relatados; e algumas já foram estornadas de forma automática. Desde 2017, o Nubank usa a localização do celular para evitar fraudes no cartão de crédito: é uma forma de detectar se você está no mesmo lugar em que seu cartão está sendo utilizado.
O Tecnoblog entrou em contato com o Nubank para obter mais detalhes. A fintech diz que “os casos reportados de compras não reconhecidas no estabelecimento em questão não têm origem na empresa; nossa estrutura de segurança permanece protegida e nenhum dado foi obtido diretamente de nossa base ou por vazamento”.
A empresa tem sistemas de detecção de risco para identificar estabelecimentos suspeitos: no geral, as compras são imediatamente negadas e o cartão é bloqueado. “Para transações já identificadas e confirmadas no estabelecimento suspeito, o Nubank está adotando as medidas cabíveis”, afirma o comunicado.
Os clientes que tiverem compras não reconhecidas neste ou em qualquer outro estabelecimento devem entrem em contato com a central de atendimento por chat ou telefone para iniciar o processo de contestação. “O reembolso será efetuado após a conclusão da análise do caso”, segundo a empresa.
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