quarta-feira, 1 de julho de 2020

WhatsApp Pagamentos é liberado pelo Cade, mas continua suspenso | Internet | Tecnoblog

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) retirou medida cautelar que impede a parceria do Facebook com a Cielo para o funcionamento do WhatsApp Pagamentos no Brasil. A revogação foi anunciada no fim da tarde de ontem (30), mas o serviço continua suspenso por determinação do Banco Cental.

enviar dinheiro pelo whatsapp

Facebook e Cielo apresentaram mais informações sobre o acordo. Após a análise, o Cade concluiu que os esclarecimentos prestados “afastaram as preocupações concorrenciais identificadas no primeiro momento”.

No dia 23 de junho, a Superintendência-Geral do Cade suspendeu a operação da parceria por considerar, inicialmente, que poderia haver riscos para a concorrência. O comunicado informa que a Cielo tem 41% de market share em processamento de transações e o WhatsApp é usado por milhões de brasileiros.

WhatsApp Pagamentos

As duas empresas alegaram que a operação do WhatsApp Pagamentos não acarreta concentração de mercado. “O contrato celebrado entre Cielo e Facebook preserva a atuação autônoma e independente de ambas as Partes em atividades distintas”, ressaltam as companhias.

Após os esclarecimentos prestados, “a SG concluiu que a operação, em tese, possibilita a participação de outros agentes do setor, e que não há, por exemplo, limitações para que a Cielo preste seus serviços a concorrentes do Facebook que pretendam ofertar serviço semelhante”, explicou em comunicado. Apesar disso, o Cade continuará investigando o acordo.

WhatsApp Pagamentos

A revogação do Cade é uma conquista para o Facebook, mas a empresa ainda encontra empecilhos para viabilizar o serviço. O Banco Central também suspendeu o WhatsApp Pagamentos para avaliar “eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)”. O BC ainda averigua outras questões relacionadas à privacidade de dados.

De acordo com a Bloomberg, o WhatsApp ficou surpreso com a decisão, tendo em vista que a empresa já estava em contato com o Bacen antes do lançamento do serviço de pagamentos. Agora, tudo aponta que o WhatsApp Pagamentos será integrado ao PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do BC, que deve ser lançado em novembro.

Com informações: Cade.

Google indexou 5,5 mil números de celular do Brasil; WhatsApp solicitou remoção de resultados da busca

Entre os dados indexados pela busca do Google, há 15,7 mil números de celular do Brasil; aplicativo pediu remoção dos links

A entrega rápida será levada para até 11 shoppings em parceria da brMalls com a B2W (Americanas.com, Submarino e Shoptime)

A partir de agosto, o Facebook e o Instagram proibirão anúncios políticos que não contarem com dados de quem pagou por eles

Segundo o Facebook, o objetivo é garantir que os usuários tenham mais informações sobre o que compartilham em seus perfis

Saiba como enviar dinheiro pelo WhatsApp ou fazer pagamentos em estabelecimentos usando o cartão de débito ou crédito

WhatsApp diz que pagamentos por vendas deve ser feitos pela conta Business; contas pessoais estão sujeitas a bloqueio

Chega de dizer que você não sabe usar o WhatsApp; dicas, tutoriais e outros assuntos importantes

Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro; mas é preciso ter alguns cuidados ao fazer pagamentos pelo aplicativo de mensagens

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Nenhum comentário:

Postar um comentário