A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (30) oito mandados de prisão temporária e dez ordens de busca e apreensão em quatro cidades contra um grupo que aplicava golpes através da 123 Importados. A loja online prometia preços muito abaixo do mercado em produtos como TVs, notebooks e eletrodomésticos, mas não entregava as mercadorias.
Oito integrantes da organização criminosa foram detidos por policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais); além disso, foram apreendidos veículos como uma SUV Jaguar avaliada em R$ 500 mil. A operação foi realizada nas cidades de São Paulo, Mauá, Guarulhos e Jaú.
No ano passado, alguns integrantes desse grupo foram detidos por lavagem de dinheiro obtido via empresas fantasmas. Então, no início de 2020, surgiu a 123 Importados: segundo a polícia, esta era uma forma de “aplicar golpes financeiros através da venda de produtos eletroeletrônicos com preços abaixo do mercado”.
A loja estava associada à empresa Online Intermediações Ltda, com CNPJ aberto em janeiro deste ano. Apesar de ter capital inicial de apenas R$ 1 mil, ela veiculou anúncios em horários de grande audiência na TV aberta, em canais como SBT, Band e Rede TV. E segundo o advogado Flávio Tasinaffo, colunista do UOL, o sócio titular foi condenado por tráfico de drogas em 2009.
Em abril, o Reclame Aqui mencionou um dos muitos casos suspeitos: uma smart TV 4K de 50 polegadas da Samsung estava custando R$ 999,90 na 123 Importados, quando seu preço de mercado ficava entre R$ 1.500 e R$ 1.800. Pouco tempo depois, Samsung e Sony esclareceram que não tinham relação comercial com a loja.
Era praticamente impossível recuperar o dinheiro porque não havia outra opção de pagamento além do boleto, que não tem a proteção do chargeback oferecida por cartões de crédito. Além disso, o prazo de entrega era enorme, girando de 30 a 45 dias e podendo se estender até 90 dias — “tempo suficiente para que os suspeitos fugissem”, diz a polícia.
SUV Jaguar foi apreendida durante operação policial:
No Reclame Aqui, a 123 Importados tem mais de 6 mil queixas. Os clientes denunciavam a falta de atendimento por e-mail e telefone; cobravam o código de rastreio de mercadoria; pediam reembolso e cancelamento de compras; e alertavam que a empresa tinha endereço inexistente.
A maioria das reclamações foi respondida com o mesmo texto: “o cliente não sai no prejuízo, somos uma empresa idônea, e garantimos 100% das nossas entregas, caso opte em continuar com a compra, receberá seu produto, e se desejar cancelar a compra, também receberá o seu estorno”.
A 123 Importados parou de responder depois que seus integrantes foram presos; e o site saiu do ar. Mauricio Vargas, CEO do Reclame Aqui, estima que o golpe possa lesar os consumidores em R$ 50 milhões.
Com informações: Secretaria da Segurança Pública, G1.
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