O Poupatempo passou a oferecer ainda mais serviços por canais digitais. Agora, moradores do estado de São Paulo têm 116 serviços à disposição no site, no aplicativo e em totens de autoatendimento. As opções disponíveis nas plataformas se referem a atendimentos feitos por órgãos do governo do estado, como o Detran-SP.
Entre os novos serviços digitais do Poupatempo, estão o acompanhamento da renovação simplificada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e a defesa da autuação, para quem deseja indicar erros em multas. A plataforma também liberou a consulta de dívida ativa e certidão negativa de débitos junto à Procuradoria Geral do Estado.
Os cidadãos ganharam ainda a opção de solicitar auxílio moradia, devolução de unidade habitacional, audiências de conciliação e emissão de documentos pela internet junto à CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano).
Vale lembrar que os canais digitais do Poupatempo oferecem há mais tempo serviços como emissão de atestado de antecedentes criminais, de seguro desemprego e carteira de trabalho, além de consulta de IPVA e outras opções para motoristas.
A maioria dos atendimentos realizados pelo Poupatempo acontece em canais digitais. Entre agosto e dezembro, o programa realizou 6,3 milhões de atendimentos. Destes, 4,2 milhões (cerca de 66%) foram realizados por site, app ou totens. Os serviços de renovação de CNH (1,2 milhão), licenciamento de veículos (1 milhão) e pesquisa de pontuação (610 mil) são os mais usados na internet.
Agora falta fazer a tal da “transformação digital”, não apenas digitalizar os processos, né?
Tem uns que eu precisei (e to tentando ainda), que já estão disponíveis na web, mas que tramitam do mesmo jeito que eu tivesse ido presencialmente, só que sem a possibilidade de acompanhar o andamento ou falar com alguém pra saber o motivo de negarem os pedidos.
O Poupatempo foi uma excelente ideia pra agilizar a vida do cidadão numa era em que internet não era algo tão acessível (lembro que quando tirei meu primeiro RG, se tivesse sido na delegacia, demoraria 6 meses, enquanto no Poupatempo foi necessário 2 dias). Tá na hora de transformar de novo e agilizar ainda mais os serviços.
espero que aconteça mesma coisa pra resto no brasil: “transformação digital” em serviços e processos também.
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