A segunda geração das placas de vídeo Nvidia RTX acaba de ganhar mais um membro: nesta terça-feira (1), a Nvidia fez o anúncio da GeForce RTX 3060 Ti, GPU que, a exemplo dos demais modelos da série RTX 3000, tem arquitetura Ampere, além de suporte a ray tracing e DLSS.
As placas GeForce RTX 3090, 3080 e 3070 foram anunciadas pela Nvidia no começo de setembro. A GeForce RTX 3060 Ti chega para ser uma opção mais acessível que esses modelos, mas, mesmo assim, oferecer bastante desempenho em jogos. Dá para categorizá-la como intermediária.
De acordo com a Nvidia, a novidade tem ótimo desempenho em games rodando nas resoluções 1440p e 1080p. A companhia também destaca que a GeForce RTX 3060 Ti consegue superar a GeForce 2080 Super em performance e alcança 16,2 teraflops em precisão única (FP32).
Por ter a arquitetura Ampere como base, a nova GPU traz tecnologia de 8 nanômetros entre seus atributos. Outras características dignas de nota incluem suporte ao PCI Express 4.0 e um número muito maior de unidades de sombreamento (shaders) em relação à geração anterior.
Como não poderia deixar de ser, o suporte ao ray tracing (técnica que imita raios de luz do “mundo real” para gerar gráficos mais convincentes) e ao DLSS (técnica que usa núcleos Tensor e aprendizagem profunda para dar contornos mais definidos aos objetos) também faz parte dos principais atributos da placa.
Para reforçar a importância desses recursos, Matt Wuebbling, vice-presidente de marketing global GeForce da Nvidia, observa que “uma série de jogos incríveis com suporte a ray tracing chegou ou está a caminho neste final de ano, incluindo Cyberpunk 2077, Call of Duty: Black Ops — Cold War, Watch Dogs: Legion e muitos outros”.
Eis a ficha da GeForce RTX 3060 Ti (a GeForce RTX 3070 aparece ao lado para fins de comparação):
Nos Estados Unidos, a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti será lançada nesta quarta-feira (2) com preço sugerido de US$ 399 (a GeForce RTX 3070 sai por US$ 499) por fabricantes como Asus, Gigabyte, MSI e Zotac. Ainda não há informação sobre lançamento oficial no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário