quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

FBI derruba serviço de VPN usado por grupos de ransomware | Antivírus e Segurança | Tecnoblog

Uma operação conjunta entre FBI, Europol e agências de segurança da Alemanha, França, Holanda e Suíça levou à derrubada de um serviço de VPN que oferecia apoio para práticas criminosas. Batizado de Safe-Inet, ele garantia o anonimato para grupos que pretendiam disseminar ransomware, realizar campanhas de phishing e roubar contas de terceiros.

Página da Safe-Inet mostra aviso do FBI (Imagem: Reprodução)

A operação derrubou servidores ligados à VPN e três domínios em que o chamado serviço de hospedagem à prova de balas era oferecido. Segundo o FBI, ele foi intencionalmente criado para permitir que operações de atividades criminosas fossem realizadas sem passarem pelo radar de autoridades policiais.

“As atividades de uma hospedagem à prova de balas podem incluir ignorar ou criar desculpas em resposta a reclamações de abuso feitas pelas vítimas de seus clientes; mover contas de seus clientes e/ou dados de um endereço IP, servidor ou país para ajudá-los a evitar a detecção; e não manter registros”, explica o FBI.

Segundo a Europol, o serviço derrubado existia há mais de uma década. “Este serviço de VPN foi vendido a um preço alto para o submundo do crime como uma das melhores ferramentas disponíveis para evitar a interceptação da lei, oferecendo até cinco camadas de conexões VPN anônimas”, afirmou o órgão europeu.

Agora, quem acessa os domínios da Safe-Inet encontra avisos de que eles estão sob a custódia do governo dos Estados Unidos. As autoridades não revelaram nenhuma prisão decorrente da operação, mas o FBI destacou que, ao oferecer meios para práticas ilegais, o serviço de hospedagem tornou-se cúmplice dos cibercriminosos.

Com infomações: CNET.

Pesquisador descobre forma de conter ataque do Petya/NotPetya

RansomExx é software malicioso que criptografa arquivos; STJ sofreu ataque hacker de ransomware que fez vítimas nos EUA

Garmin Connect, Aviation e inReach caíram na quinta-feira (23); WastedLocker criptografou PCs da Garmin e pede resgate

Em circulação há seis meses, Ransomware Tycoon é baseado em Java e pode atacar máquinas com Windows ou Linux

Após ataque do ransomware RansomExx, Embraer teve contratos, informações de funcionários e outros dados vazados

Comentários com a maior pontuação

Não duvido que os serviços de VPN serão procurados por FBI e pela polícia no futuro. Muitos piratas usam VPN Paga para manter o anonimato e baixar conteúdo ilegal.

Um ransomware é tipo de malware específico costumeiramente usado para extorsão; saiba mais

Certamente você ouviu falar em ransomware após o desastre causado pelo WannaCry. A má notícia é que, além dele, há vários outros malwares com o mesmo aspecto: bloquear arquivos ou […]

Netflix passou a identificar que o usuário está se conectando via “desbloqueador”

Descubra o é VPN, para o quê ela serve, como usar uma na sua navegação e se uma rede privada gratuita é tão boa quanto uma paga

Conecte-se a uma VPN no Windows 10 para trabalhar ou navegar na Internet de forma mais segura

Nenhum comentário:

Postar um comentário