A Anatel homologou o Nokia 2.4, celular barato com Android lançado há algumas semanas pela HMD Global. A certificação foi solicitada pela Multilaser, parceira local da empresa, e lista uma fábrica em Minas Gerais na lista de plantas que irão produzir o smartphone, indicando que teremos montagem no Brasil.
A homologação do Nokia 2.4 (TA-1274) foi feita a pedido da Multilaser Industrial S/A. Um dos documentos mostra que ele poderá ser fabricado por três empresas, incluindo as chinesas Jiaxing Yongrui Electronics Technology e Shenzhen Yixu Electronic.
Além disso, o celular poderá ser montado por uma fábrica da Multilaser em Extrema (MG). Executivos da HMD já disseram que havia planos para uma expansão no Brasil, incluindo a fabricação local — a certificação é mais um indício de que isso vai mesmo acontecer.
Outras fabricantes, como a Motorola, já têm montagem no Brasil há muito tempo. A Samsung vem reforçando essa estratégia, talvez para contornar um pouco a alta do dólar: ela passou a fabricar localmente os fones de ouvido Galaxy Buds+; os relógios Galaxy Watch 3, Watch Active e Watch Active 2; e a pulseira Galaxy Fit E.
Por enquanto, consta apenas um celular no portfólio brasileiro da HMD: trata-se do Nokia 2.3, lançado em parceria com a Multilaser; ela fica responsável pela distribuição e pós-venda.
O Nokia 2.4 é seu sucessor: ele ganhou leitor de impressões digitais na traseira, tela mais ampla, processador mais rápido e bateria maior de 4.500 mAh. Ele chegou à Europa por 119 euros, cerca de R$ 800; ainda não sabemos quanto ele custará no Brasil, nem quando vai chegar por aqui.
Colaborou: Everton Favretto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário