Além da Claro e TIM, a Vivo também terá 5G no Brasil antes do leilão da Anatel. Utilizando a tecnologia de compartilhamento dinâmico de espectro (DSS), a operadora deverá ativar a rede em “sete ou oito capitais” até o final de julho. A novidade foi revelada em um evento virtual pelo CEO Christian Gebara, que aponta gargalo pela falta de smartphones compatíveis.
O executivo afirma que a operadora está “provando” a tecnologia e deverá lançar o serviço em até oito capitais até o final do mês, mas destaca que as frequências atuais não são “ideais” para 5G por não trazerem benefícios na latência (ping).
Essas são as localidades com cobertura 5G até o final de julho:
Gebara defende que as frequências a serem leiloadas serão importantes para funcionamento pleno da nova tecnologia, e que é preciso ter maior flexibilização das legislações municipais para instalação de antenas. As faixas maiores, de 2,3 GHz, 3,5 GHz e especialmente as ondas milimétricas exigem maior número de torres devido ao alcance reduzido.
Na ocasião, o executivo destacou que a disponibilidade de aparelhos compatíveis com 5G ainda é um gargalo. No Brasil, apenas o Motorola Edge e Edge+ são compatíveis com a nova geração, e mesmo o Motorola Edge+ não suporta algumas das frequências utilizadas no Brasil, conforme explicamos no review. A Vivo também informa que nos próximos meses serão lançados dois dispositivos da Samsung compatíveis com a rede.
A Claro já ativou a operação comercial em 5G. A tecnologia está disponível apenas em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro e utiliza a tecnologia DSS com compartilhamento da frequência de 2,6 GHz. O serviço atinge velocidades na casa dos 400 Mb/s e é compatível apenas com o Motorola Edge. Entre a concorrência, a Claro tem maior vantagem competitiva para lançar o 5G antes do leilão da Anatel por conta do espectro acumulado com a compra da Nextel.
Já a TIM anunciou a utilização de 5G antes do leilão da Anatel em Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e Três Lagoas (MS). O serviço será ativado até setembro para conexões de banda larga fixa, complementando a rede de fibra óptica da TIM Live. A companhia ainda não revelou detalhes de velocidades e planos.
Com informações: Teletime. Atualizado às 18h02.
Nenhum comentário:
Postar um comentário