A versão 86 do Google Chrome, ainda em fase de testes, estreará com um recurso para economizar sua franquia de dados. O modo LiteVideos, como está sendo chamado pelos desenvolvedores, força a reprodução de vídeos em baixa resolução (SD) ao simular uma conexão de baixa velocidade.
O modo lite deverá ser útil especialmente se você tiver uma conexão rápida, como um 4G+, mas um limite de dados baixo. Ele funcionará com os sites que adotam o padrão Media Source Extensions (MSE), responsável por fornecer vídeos adaptativos com resolução compatível com a velocidade de internet do usuário, como o YouTube.
Quando o LiteVideos estiver habilitado, o Google Chrome passará a “simular condições de baixa largura de banda, limitando as solicitações de mídia, para permitir que players de vídeo adaptáveis com MSE reduzam a solução e consumam menos dados”, explica um desenvolvedor do Chromium.
Pela descrição do recurso, que já está disponível no canal Canary do Google Chrome 86, o LiteVideos será compatível com macOS, Windows, Linux, Chrome OS e Android. A versão final do navegador, que está programada para ser lançada entre setembro e outubro, pode fazer a bateria do seu notebook durar até duas horas a mais.
Se quiser testar a novidade, basta fazer o download do Chrome Canary nesta página e ativar a opção manualmente em chrome://flags; elas estão nomeadas como “Enable LiteVideos” e “Force LiteVideos decision”. Cabe lembrar que o canal Canary é o mais instável de todos, então falhas estranhas podem (e devem) acontecer.
Com informações: XDA Developers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário