segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Thermal Throttling: por que o calor deixa o seu PC lento? | Tecnoblog

O chamado Thermal Throttling ou limitação de processamento é uma proteção térmica criada para manter o computador funcionando, quando em uma faixa específica (e alta) de temperatura. Esse excesso de calor acontece por vários motivos como superaquecimento por bloqueio de saídas de ar, muita tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, problemas com driver desatualizado da placa de vídeo ou com a BIOS.

De acordo com a Intel, fabricante dos processadores Intel® Core™, há dois modos de proteção térmica: throttling (reduzindo o clock) e desligamento automático.

Quando um núcleo excede a temperatura ajustada e recomendada, o processador começar a reduzir a potência (ativa o throttling) para trazer a temperatura de volta ao que é ideal. Essa temperatura ideal pode variar de acordo com as configurações.

Se as condições forem tão severas que a limitação do throttling se mostra incapaz de manter a temperatura baixa, como uma falha da solução térmica ou um conjunto de problemas associados (saídas de ar obstruídas, tarefas acumuladas e falta de update), o processador opta por desligar automaticamente para impedir um dano permanente.

Ou seja, o calor provocado pelo processamento (somado ao calor de ambientes quentes) pode deixar o seu PC lento em função da proteção térmica, o Throttling.

A Intel oferece, ainda, uma lista de sintomas e sinais de superaquecimento no PC.

Links que podem ajudar:

Ainda de acordo com a Intel, não necessariamente. Alguns processadores usam a tecnologia Turbo Boost que permite que operem com alta frequência por um período de tempo (curto e sem overclock). E quando o processador está operando em (ou próximo de) sua frequência máxima, é possível que a temperatura suba rapidamente.

Processadores e Thermal Throttling - Imagem: Christian Wiediger/Unsplash

O overclocking é um processo que pode danificar componentes, especialmente se o hardware não tiver sido projetado para isso ou se você exagerar na brincadeira. Você só deve fazer o overclock se não tiver problemas com a possibilidade de danificar algo.

Se você estiver procurando aumentar o seu desempenho em jogos, por exemplo, pode procurar mais informações sobre overclock de placas gráficas, sempre com cuidado.

Palavras da Microsoft:

Os notebooks não são candidatos muito bons para overclocking, já que as suas capacidades de refrigeração são limitadas. Você terá aumentos de desempenho muito melhores em um computador desktop onde você pode controlar melhor a temperatura.

A Dell também tem uma série de dicas sobre superaquecimento, que vale assistir.

Logo, estar em um ambiente fresco e respeitar os limite da sua máquina, pode ajudar.

Com informações: Intel 1, 2, Microsoft e Dell

Conseguir a roupa mais adequada em Red Dead Redemption II pode te dar bônus no jogo

Aprenda enviar mensagens silenciosas (sem som de notificação) ou definir um tempo entre envios com o Modo Lento no Telegram

Caso conhecido como BatteryGate diminui o desempenho de iPhones com baterias mais antigas

Seu PS4 está lento? Saiba o que fazer para aumentar a velocidade de inicialização, navegação e carregamento de jogos e apps

Com essas dicas, seu sistema operacional da Microsoft vai ficar mais leve e rodar melhor e mais rápido no seu computador

Comentários com a maior pontuação

Bug de software fazia MacBook Pro de 2018 com Core i9 ficar mais lento que modelo de 2017 com Core i7

O Dell G5 5590 traz placa gráfica atualizada, um passo antes de entrar no mundo das RTX e aumenta bastante a saída de ar quente, o que é sempre bom

Versão de 16 polegadas do MacBook Pro tem hardware potente e atenção aos detalhes, mas exige pelo menos R$ 24.099 no bolso

O Dell XPS 13 de 2020 é a sequência da linha que vem fazendo sucesso dentro do mundo Windows, com visual arrojado, portátil e caro

Com chip Core i5, 8 GB de RAM e SSD de 256 GB, Samsung Book X45 tem desempenho consistente, mas tela decepciona

Nenhum comentário:

Postar um comentário