Quem já utilizou o Facebook para fazer anúncios pode ter se deparado com o termo “Pixel”. Trata-se de uma ferramenta que permite ao anunciante monitorar ações realizadas em uma página externa, como uma conversão ou acesso a uma área específica do seu site. O recurso pode fornecer informações valiosas para a análise de uma campanha.
O Pixel é um trecho de código que você deve criar por meio do Gerenciador de Eventos do Facebook Ads para uma campanha específica. Esse código deverá ser inserido posteriormente no seu site, como mostra o exemplo abaixo:
Ou seja, para usar essa ferramenta, você precisa ter um site próprio e acesso ao código do site (algo que não é tão comum em plataformas gratuitas, por exemplo), portanto certifique-se de ter essa permissão antes de planejar sua campanha com base nesse recurso.
Ao configurar corretamente Pixel para uma campanha, você poderá obter relatórios sobre determinadas ações que visitantes possam realizar no seu site, como o fechamento de uma compra ou abandono de produtos no carrinho. As possibilidades são:
Com o Pixel instalado em uma página de conversão, você pode saber quantos usuários compraram um produto ou se inscreveram em um curso após serem impactados por um anúncio no Facebook. O rastreamento acontece em computadores, celulares ou tablets.
A ferramenta também permite que você tenha acesso às informações do público que visita o seu site, como idade, nível educacional, profissão, dispositivo utilizado e localização.
Com esses dados valiosíssimos, é possível tornar as campanhas ainda mais personalizadas e atrativas, aumentando as chances de conversão ou de gerar um lead.
O Pixel de remarketing permite que você crie anúncios com foco nas pessoas que já estiveram no seu site ou página de captura, mas que não chegaram a finalizar uma compra ou a fazer o cadastro em um serviço que você oferece.
É possível, por exemplo, lembrar pessoas que adicionaram produtos ao carrinho da sua loja online que ainda existe um produto ali, esperando por ela. Às vezes, tudo o que o consumidor precisa é de um “empurrãozinho”.
Agora que você já sabe o que é e para que serve o Pixel do Facebook, veja como criar e instalar essa ferramenta no seu blog, site ou landing page:
Agora, você deverá instalar o Pixel no seu site, com as instruções fornecidas na plataforma. É possível fazer isso manualmente, caso você tenha conhecimento de códigos HTML, ou pedir que uma agência ou profissional faça para você.
Para visualizar facilmente se o Pixel está funcionando no seu site, o Facebook desenvolveu o Pixel Helper, uma extensão para Google Chrome que revisa automaticamente um site em busca de um código Pixel. Para instalar, basta acessar a Chrome Store.
Ao encontrar um Pixel instalado, a ferramenta exibe um ícone azul, além de um selo que indica quantos pixels estão presentes naquela página. Clicando sobre esse selo, você terá acesso a informações sobre como verificar o Pixel e solucionar eventuais problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário