O Google inseriu, nesta quinta-feira (8), uma ferramenta de notificação de sons críticos dentro do aplicativo Transcrição instantânea para Android. O novo recurso utiliza o microfone do smartphone ou de um smartwatch para alertar o usuário de alguns barulhos específicos do cotidiano.
O objetivo do alerta para sons é de ajudar usuários com algum nível de deficiência auditiva, ou mesmo para quem prefere passar mais tempo com fone de ouvido durante o trabalho. Ao todo são dez tipos de sons capazes de ativar o alerta, incluindo os de bebês chorando, alguém batendo na porta, água corrente, um cachorro que latiu ou então o aviso do detector de fumaça.
O uso da tecnologia implica no microfone ativado o tempo todo e escutando o ambiente com bastante atenção, pois o app precisa diferenciar um som crítico de outros, como da TV ligada. Por conta de possíveis problemas de privacidade, estes alertas apenas passam a funcionar quando o usuário ativa o recurso.
Como a ideia é de avisar alguém distraído ou que não consegue escutar com clareza, a notificação liga a tela, faz o smartphone tremer e também pisca o LED da lanterna. O mesmo app pode enviar tudo isso para um smartwatch com Wear OS – excluindo apenas a luz do LED, por razões óbvias.
O Google afirma que a ferramenta utiliza informações de aprendizado de máquina, além do app não precisar de conexão com a internet para funcionar. Por fim, uma linha do tempo pode ser consultada com o horário dos sons críticos captados pelo Android, junto da descrição de qual som é e duração dele – como um cachorro que latiu por 50 segundos.
Alguns smartphones Android já contam com este alerta para sons críticos dentro do sistema, bastando ir em Ajustes, depois em Acessibilidade e ativar as notificações de sons. Se o seu aparelho não conta com este menu, basta baixar o app Transcrição instantânea na Play Store e ativar as notificações dentro das configurações do programa.
Com informações: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário