quinta-feira, 8 de outubro de 2020

AMD anuncia chips Ryzen 5000 (Zen 3) para desktops | Computador | Tecnoblog

A AMD prometeu anunciar a arquitetura Zen 3 nesta quinta-feira (8) e assim o fez. Os primeiros chips baseados na novidade são os modelos Ryzen 5000 para desktops. O líder da turma é o AMD Ryzen 9 5950X, processador com 16 núcleos, 72 MB de cache e TDP de 105 W.

AMD Ryzen 5000

Os quatro novos chips são voltados ao segmento de alto desempenho e, portanto, devem reforçar a participação da AMD em computadores para jogos, mercado que, no que diz respeito a processadores, é quase todo dominado pela rival Intel. Para tanto, a companhia aposta naquilo que a gente sempre espera de uma nova geração: mais desempenho.

Isso é possível, em parte, graças ao novo design CCX da arquitetura Zen 3. Na arquitetura Zen 2, o chip é formado por dois grupos de quatro núcleos, cada um com acesso a 16 MB de cache L3. Já a nova geração traz uma estrutura única de oito núcleos que, como tal, permite acesso direto e com menor latência a um cache L3 de 32 MB.

Lisa Su, CEO da AMD, na apresentação da linha Ryzen 5000

Essa mudança e outros fatores, como o aumento de frequência dos núcleos, fazem os chips Ryzen 5000 terem performance até 19% superior no IPC (instruções por ciclo de clock) na comparação com a geração anterior.

Estes são os chips que compõem a primeira leva:

É válido destacar que a arquitetura Zen 3 continua com tecnologia de fabricação de 7 nanômetros (a exemplo da arquitetura Zen 2). Processadores com 5 nanômetros aparecerão com a futura arquitetura Zen 4.

A linha AMD Ryzen 5000 chega ao mercado a partir de 5 de novembro. Ainda não há detalhes sobre lançamento e preços no Brasil. Nos Estados Unidos, os valores oficiais são os seguintes:

Além de 12 chips da série Ryzen 4000, AMD anunciou seis processadores Athlon 3000 para desktops

No evento Next Horizon, a AMD apresentou as GPUs Radeon Instinct MI60 e MI50, e deu detalhes sobre os processadores Zen 2, com destaque ao chip Epyc Rome

Com Ryzen 9 4900H e 4900HS, AMD tenta ter mais presença em notebooks de alto desempenho

Segunda geração dos chips Ryzen Mobile para laptops foi anunciada na CES 2019; AMD também anunciou processadores A4 e A6 para Chromebooks

Originalmente, chips Ryzen 4000 (Zen 3) só funcionariam em placas-mãe novas, mas pressão fez AMD mudar de ideia

Comentários com a maior pontuação

Está em dúvida na hora de escolher qual aplicativo de meditação usar? Conheça algumas opções de apps pagos e gratuitos

Neste guia, você encontra dicas para montar um PC de acordo com a sua necessidade

Dúvidas sobre a próxima geração de consoles da Microsoft? Reunimos uma lista de dúvidas comuns sobre os novos Xbox Series X e S

Especificações dos novos consoles da Sony e Microsoft foram reveladas; confira o comparativo entre o PlayStation 5 e Xbox Series X

Na dúvida de qual comprar? Aqui você pode comparar e decidir entre o PS4 ou Xbox One; confira as principais diferenças

Nenhum comentário:

Postar um comentário