Se você ainda tem um smartphone com Windows Phone 8.1 e quer saber se pode usar a versão mobile do Windows 10, acompanhe. De acordo com a Microsoft, apenas alguns modelos são compatíveis com a atualização (de forma oficial) e podem ser atualizados com a ajuda de um aplicativo disponível na Microsoft Store. Mas, nem tudo são flores… O tal Windows 10 Mobile também já perdeu suporte e o seu celular está condenado.
Sim.
Mas, antes de começar, note que a disponibilidade do Windows 10 Mobile, assim como uma atualização de dispositivos Windows Phone 8.1, pode variar de acordo com o fabricante, o modelo, país ou região, operadora, limitações de hardware e outros fatores.
Segundo a Microsoft, é necessário ter 1,4 GB livres ou mais para fazer o download. É recomendado, também, ter uma conexão de internet por Wi-Fi para baixar e instalar a atualização. Os recursos já no Windows 10 Mobile, após a atualização, podem variar de acordo com o dispositivo — como a Cortana. Pode ser necessário ter a conta Microsoft.
O Windows 10 Mobile substitui o Windows Phone 8.1, mas apenas em celulares compatíveis. Smartphones e dispositivos que podem ser atualizados para o Windows 10:
Você tem algum dos smartphones mencionados acima? Então, vamos para outra etapa.
Baixe o aplicativo Supervisor de Atualização do Windows 10 gratuitamente na Microsoft Store. O app vai verificar se a atualização está disponível e preparar o seu smartphone.
É com o aplicativo que você vai descobrir se seu telefone com Windows Phone 8.1 está qualificado para instalar a atualização para o Windows 10 Mobile. Ele também ajudar a liberar espaço e preparar o aparelho para instalar a atualização; siga as recomendações.
Ao ser aberto, o aplicativo também verifica se uma atualização do Windows Phone 8.1 é necessária antes de instalar a atualização ou se o telefone não vai poder ser atualizado.
Talvez seja necessário liberar espaço para conseguir baixar o instalador do update. O aplicativo vai recomendar arquivos pouco importantes, como vídeos ou fotos, que podem ser movidos temporariamente para a nuvem do OneDrive ou para um cartão SD.
Note que, caso não exclua dados e mova arquivos para o OneDrive, será necessário usar este aplicativo para restaurá-los depois que o Windows 10 Mobile for instalado.
Para checar qual a versão do sistema operacional do seu Windows Phone:
Em 10 de dezembro de 2019 o Windows 10 Mobile perdeu suporte por parte da Microsoft. Isso significa que o sistema operacional não está mais qualificado a receber novas atualizações de segurança, hotfixes não relacionados à segurança, opções de suporte assistido gratuito ou atualizações de conteúdo técnico online da Microsoft.
“Os programas de suporte pagos ou de terceiros podem fornecer suporte contínuo, mas é importante reconhecer que o suporte da Microsoft não fornecerá atualizações ou patches para o Windows 10 Mobile”.
Somente os aparelhos qualificados para update para o Windows 10 Mobile (lista acima), com a versão 1709 tiveram suporte até a data de término. Para os modelos de telefone Lumia 640 e 640 XL, o Windows 10 Mobile versão 1703 foi a última versão do sistema operacional com suporte e também chegou ao fim do suporte em 11 de junho de 2019.
Diferentemente, os aplicativos na Microsoft Store são regidos pela política de Ciclo de Vida Moderna e são independentes da Política de ciclo de vida do Sistema Operacional.
Os desenvolvedores de aplicativos (incluindo a Microsoft) podem encerrar o suporte de um aplicativo a qualquer momento. Em 12 de janeiro de 2021, os aplicativos do Office (Word, Excel, PowerPoint e OneNote) atingirão o fim do suporte em celulares Windows.
Poder atualizar, pode. Mas tanto o sistema operacional, quando os aplicativos, estão dando os últimos suspiros. A Microsoft não vende mais ou sequer fabrica dispositivos com Windows 10 Mobile. Sendo assim, não é recomendado comprar aparelhos usados.
A Microsoft reconhece e recomenda que os clientes mudem para um dispositivo Android ou iOS (iPhone). A Windows Device Recovery Tool, no entanto, continuará a fornecer a imagem de recuperação para dispositivos Windows 10 Mobile.
Com informações: Microsoft 1 e 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário