A opção de gravar áudio durante viagens foi liberada para passageiros e motoristas da Uber no Rio de Janeiro. Batizada de U-Áudio, ela permite enviar mais material para a empresa em denúncias sobre problemas que aconteceram na corrida. A cidade fluminense é a 16ª a contar com o recurso, que começou a ser implementado para usuários no Brasil ainda no fim de 2019.
O U-Áudio foi lançado como piloto em Salvador, São Luís, Sorocaba, Campo Grande e Uberlândia. Em seguida, a opção ficou disponível nas viagens em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Brasília, Cuiabá, Goiânia, Belo Horizonte, Campinas, Vitória e Ribeirão Preto. Apesar da imagem de demonstração indicar São Paulo, o recurso ainda não chegou à cidade. A empresa afirma que outras regiões vão receber a ferramenta nos próximos meses.
Para começar uma gravação de áudio durante uma viagem da Uber, basta tocar no escudo de segurança e no botão “Iniciar”. O aplicativo exibirá um contador e indicará, no topo da tela, que a gravação está em curso. Após a viagem, o arquivo fica criptografado e só pode ser acessado pela empresa se passageiro ou motorista relatarem um incidente e enviarem o arquivo na denúncia. Caso o relato não seja feito em sete dias, o material é apagado automaticamente.
A Uber afirma que é a única que possui a chave para descriptografar o material, que pode ser usado para apurar o relato e desativar da plataforma quem teve condutas inadequadas como prevê seu código de conduta. A empresa também adianta que a gravação compartilhada depois da viagem pode ser usada em investigações de autoridades de acordo com o devido processo legal.
Além da gravação de áudio, a Uber oferece outras opções de segurança em seu aplicativo. A plataforma permite compartilhar a viagem em tempo real com pessoas conhecidas e oferece a opção de ligar rapidamente para a polícia durante uma viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário