terça-feira, 14 de julho de 2020

O que são os formatos BMP, JPG, GIF, PNG, TIFF, EPS e SVG? | Aplicativos e Software | Tecnoblog

A fim de evitar problemas, especialmente em caso de impressão, é recomendado não importar arquivos em diferentes formatos. Mas como fazer isso sem saber o que são os formatos BMP, JPG, GIF, PNG, TIFF, EPS e SVG?

É mais simples do que parece. Finalizou seu projeto ou precisa importar uma imagem, mas não sabe qual formato garante melhor resultado? Acompanhe esse artigo com os formatos mais utilizados por profissionais e amantes de imagens.

O que são os formatos BMP, JPG, GIF, PNG, TIFF, EPS e SVG

O formato é basicamente um arquivo que descreve quantos pixels a imagem tem e qual é a cor de cada pixel.

Para fazer isso, o arquivo inclui, para cada pixel da imagem, três valores: um para luz vermelha; um para luz verde; um para luz azul. Cada um desses valores pode ser de 0 até 255; um pixel no qual os três valores são 0 será o preto, e um no qual os três seja 255 será o branco. Alterando esses valores, é possível que cada pixel tenha de um a 16.777.216 cores distintas.

Os valores de cada luz variam de 0 a 255 porque cada um deles têm 8 bites (ou um byte). Ou seja, cada pixel de uma imagem BMP tem três bytes.

Diferente do formato BMP, ele divide a imagem em blocos de 8 por oito pixels e compara cada um a um dos 64 padrões existentes. Em seguida, determina qual o “peso” de cada um desses padrões em cada bloco.

Surgiu antes do PNG, com a intenção de suprir a deficiência da compressão JPG para arquivos gráficos.

É o arquivo que todo mundo conhece na internet por seus vídeos leves e repetitivos, antes mesmo da era pós-banda larga de internet. Porém, animação é apenas uma das características dos GIFs.

Criado para facilitar a troca de imagens pela internet, assim como o JPG, esse formato usa compressão para reduzir o peso de arquivos. O formato reúne características do JPG e do GIF, porém com opções mais avançadas.

É usado extensamente em aplicações de manipulações de imagens tais como Photoshop, DTP e scanners.

Também é um formato digital para imagens. Pode ser usado para armazenar gráficos. Formato utilizado principalmente quando há recortes ou traçados, além de seu uso para imagens vetoriais e bitmap.

É um arquivo vetorial criado especialmente para a web. Funciona tanto com imagens estáticas, quanto com animações em 2D.

Com informações: Adobe e Wikipedia.

Saiba mais sobre o que é Bluetooth e como a tecnologia de comunicação sem fio funciona

A maneira viável, é converter esses GIFs em vídeos curtos no formato .MP4 para então publicar no Instagram; seja Feed ou Stories

Você vive recebendo GIFs animados via Facebook ou Twitter e deve adorá-los, acertei? Pois bem, saiba que você também pode criar GIFs animados a partir de vídeos gravados com o […]

Saiba como converter mais de 300 tipos de arquivos para mp3 (wav, m4a, flac, ogg, amr, mp2, m4r e etc...)

Aprenda como fazer um GIF animado no Photoshop a partir de fotos pessoais, imagens e vídeos favoritos do seu computador

Selo da Play Store é oferecido com avaliação de diversos professores dos Estados Unidos

Atualização do Telegram também oferece melhorias exclusivas para usuários do Android como nova interface para gerenciar o cache

Versão final do LibreOffice 6.4 está disponível para Linux, macOS e Windows

Disponível para Windows 10, Windows File Recovery recupera arquivos deletados, mas funciona apenas com linha de comando

O menu Iniciar do Windows 10 está começando a mudar, mas nada perto da aberração que foi o mesmo menu Iniciar no Windows 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário