Os Correios publicaram dois avisos ao público explicando que, devido à pandemia da COVID-19, não há como garantir o prazo de entrega dos envios internacionais. A empresa parou de despachar encomendas para 177 países como China, Argentina e Canadá, seja por falta de voos ou por limitações nos serviços postais de destino. As importações vindas desses países também podem ser afetadas.
“Em decorrência das medidas contra o coronavírus em vários países, não há como garantir o cumprimento do prazo de entrega dos envios internacionais”, explicam os Correios. Segundo a empresa, o encaminhamento e a distribuição das encomendas foram prejudicados por três motivos principais:
Essas restrições também podem afetar produtos importados, segundo os Correios. “Em alguns casos a carga está com encaminhamento comprometido desde a origem, e está sendo mantido o contato com os correios do exterior para otimizar os envios”, diz a empresa.
Os Correios suspenderam os envios para 177 países, “tendo em vista orientações das empresas no destino ou falta de oferta de voos para essas localidades”. A lista inclui Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Canadá, México, China e Japão; ela pode ser conferida na íntegra no fim do post.
Os objetos que foram postados com destino a esses países poderão ser devolvidos aos remetentes: o rastreamento terá o aviso “impossibilidade de envio devido a embargos no exterior”.
Além disso, os Correios lembram que alguns serviços postais de outros países deixaram de exigir assinatura no momento da entrega, para proteger a saúde dos carteiros e dos destinatários.
Por isso, o rastreamento internacional de objetos registrados pode dizer que o recebimento foi feito por “Courier” ou “SEM ASSINATURA CV19”. Segundo a estatal, “esta medida é temporária e permanecerá em vigor até novo aviso”.
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