O que é e como citar um apud, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é uma dúvida comum principalmente entre estudantes de graduação, durante o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O apud significa “citado por”. O termo é usado na seguinte situação: você escolheu um texto, do autor “X”, para compor a bibliografia do seu TCC. Na obra do autor “X”, há a citação de um trecho da obra do autor “Y”, que vai ser útil para a construção do seu argumento. Para usar o trecho do autor “Y”, segundo a ABNT, o apud é necessário.
Ou seja, ao aplicar o apud — também chamado de citação da citação — é indicado para a sua banca avaliadora que você usou a obra do autor “X” como fonte de estudo para a sua monografia e, nesse texto, ele cita um conceito do trabalho do autor “Y”.
A imagem exibe um trecho da obra “Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia – Teoria e Prática”, do organizador e autor Jorge Duarte, publicada em 2010 pela editora Atlas. No trecho sublinhado, Jorge Duarte cita Philip Schlesinger.
Philip Schlesinger (1993, p.182) afirma que “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.
É importante destacar que o texto em mãos é de Jorge Duarte, mas a intenção é citar Schlesinger no seu TCC. Sendo assim, pode-se aplicar o apud de algumas maneiras:
Sobre os valores-notícia, de acordo com Schlesinger (1993, p.182, apud DUARTE, 2010, p.307), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis”.
Sobre os valores-notícia, segundo Schlesinger (1993, p. 182), “boa parte do suor dos sociólogos tem sido empregada na tentativa de codificar estes critérios, que os jornalistas consideram indecifráveis” (apud DUARTE, 2010, p. 307).
A missão de desvendar os códigos por trás dos valores-notícia tem concentrado grande parte dos esforços dos sociólogos, um tema considerado indecifrável pelos jornalistas (SCHLESINGER, 1993, p. 182, apud DUARTE, 2010, p. 307).
Atenção:
De acordo com esse exemplo, na lista bibliográfica (no final do TCC), deve constar apenas a referência ao texto de Jorge Duarte. O apud é usado apenas no desenvolvimento do seu trabalho.
Com informações de: ABNT, Blog PPEC e Guia da Monografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário