A 99 começou a implementar em dezembro o recurso de gravação de áudio durante as viagens e, agora, ele está disponível para todos passageiros e motoristas que utilizam a plataforma. O aplicativo também começou a testar uma detecção de paradas inesperadas e corridas que duram mais do que o previsto, outra solução para oferecer mais segurança aos usuários.
Após a viagem, a gravação de áudio é criptografada e armazenada no banco de dados da 99. O material pode ser usado para apurar denúncias de comportamento inadequado. Além de servir para a empresa bloquear contas de infratores, o arquivo pode ser compartilhado com autoridades em investigações de possíveis delitos.
A captura do que é dito na viagem pode ser habilitada ao tocar no ícone do escudo azul e em “gravação de áudio da corrida”. A plataforma afirma que nenhuma das partes sabe quando a conversa está sendo gravada. A seção de segurança do aplicativo também dá acesso a recursos de compartilhar a rota com um conhecido e de ligar para a polícia em caso de emergência.
O monitoramento de corridas, por sua vez, usa o GPS e inteligência artificial para detectar paradas longas e trajetos que levam mais tempo do que deveriam para serem concluídos. Ao identificar uma dessas situações, o aplicativo da 99 envia alertas para informar que a viagem está sendo monitorada e destaca os recursos de segurança que estão disponíveis.
A Uber também aposta em recursos como gravação de áudio e monitoramento de viagens. O U-Ajuda, como é chamado, busca situações suspeitas, como paradas muito longas e saídas do trajeto, para verificar com passageiros e motoristas se está havendo algum problema. Nessas situações, o serviço destaca recursos de compartilhar a rota com uma pessoa de confiança e de ligar para a polícia rapidamente.
Outro recurso da plataforma é o U-Áudio, que também permite gravar o que é dito durante uma viagem. A ferramenta começou a ser liberada para passageiros e motoristas no Brasil no fim de 2019, mas ainda não está disponível para todo mundo. Por enquanto, ela foi liberada em 16 cidades brasileiras, sendo o Rio de Janeiro a última delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário