segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Windows XP teve código-fonte vazado no GitHub, da Microsoft | Antivírus e Segurança | Tecnoblog

No fim de setembro, veio à tona a informação de que o código-fonte do Windows XP (e de outros sistemas operacionais antigos da Microsoft) estava circulando pela internet. Mas o destino é irônico às vezes: embora o compartilhamento estivesse sendo feito principalmente por torrents, o código-fonte acabou sendo disponibilizado por algum tempo no GitHub.

Windows XP (imagem: Microsoft)

Para quem não percebeu, a ironia dessa história está no fato de o GitHub pertencer à Microsoft desde 2018. Apesar disso, a plataforma é mantida até hoje como um negócio independente. Isso explica, pelo menos em parte, o fato de a companhia ter levado dez dias para excluir o repositório que distribuía o código-fonte do Windows XP.

Embora o GitHub pertença à Microsoft, a companhia enviou ao serviço um aviso de DMCA (lei dos Estados Unidos para proteção de direitos autorais na internet) para remoção do código-fonte seguindo o protocolo que qualquer outra organização seguiria. O informe da remoção pode ser lido aqui.

O que chama atenção é a lentidão para agir. O GitHub não costuma demorar para remover conteúdo protegido. O porquê de a Microsoft ter levado tantos dias para solicitar o bloqueio do repositório ainda é um mistério.

É possível que a companhia não esteja muito preocupada com o vazamento ou com os efeitos do problema, afinal, o Windows XP é um sistema operacional antigo e sem suporte desde 2014.

Microsoft e GitHub (imagem: Microsoft)

Não que o incidente não seja importante, mas a companhia sabe que, uma vez na internet, é praticamente impossível impedir que um conteúdo protegido por direitos autorais continue passando de mãos em mãos — o código-fonte do Windows XP pode até ter sido removido do GitHub, mas continua sendo distribuído por BitTorrent.

Diante disso, o caminho trivial é solicitar ao Google e às plataformas de redes sociais a remoção de páginas ou links que apontam para os torrents em questão. Mas, ao que tudo indica, pouco trabalho foi feito nesse sentido. Novamente, a falta de eficácia dessas ações pode explicar tamanha morosidade: apague um link aqui e ele aparece logo em seguida ali.

A essa altura, é provável que a Microsoft esteja mais preocupada (ou pelo menos deveria estar) em entender como o código-fonte do Windows XP vazou para evitar que isso aconteça novamente.

Com informações: TorrentFreak.

Além do Windows XP e Server 2003, códigos de sistemas mais antigos da Microsoft estão sendo distribuídos via torrent

QR Code do WhatsApp para empresas fazer parte de uma nova maneira de se conectar que dispensa saber o número do telefone

Entre os dados vazados está um código-fonte relacionado à GPU AMD Arden, do Xbox Series X

Windows 7, um dos melhores sistemas operacionais que já criados pela Microsoft, chega ao final do suporte para os seus usuários

Ou: trocando o chapéu de alumínio pela criptografia homomórfica

Comentários com a maior pontuação

Concorrente afirma ter visto um aumento (de 10 vezes) no volume de transferências

Programador, chegou sua hora! Veja o que é GitHub e saiba como funciona a plataforma para criar o currículo profissional

Veja como funciona um código de barras e como criar um pelo PC ou celular

Além do WhatsApp Web, existem outras opções para usar o app no seu Windows ou Mac

Saiba como ver seu código QR no WhatsApp e compartilhe com amigos e a família para que seja incluído em grupos e agendas

Nenhum comentário:

Postar um comentário