Nesta segunda-feira (5), foram cadastradas 3,5 milhões de chaves do Pix: clientes de bancos e fintechs irão usar CPF, número de celular ou endereço de e-mail para facilitar transferências, em vez de depender de agência e conta. Instituições financeiras como Nubank, Santander e Banco do Brasil estão sorteando prêmios de até R$ 1 milhão para quem registrar essas chaves.
De acordo com o Banco Central, foram registradas 600 mil chaves do Pix apenas nas três primeiras horas do dia (9h às 12h). Às 18h, o total já atingia 3.528.822 cadastramentos. Este é apenas o primeiro dia.
Algumas instituições financeiras fizeram pré-cadastro das chaves do Pix, incluindo o Bradesco, Nubank, Mercado Pago e PicPay. Como o BC “abriu as porteiras” hoje, o número de cadastros foi enorme — já havia um backlog acumulado.
Itaú, Bradesco e Santander passaram por instabilidades desde esta manhã, e não confirmaram se houve uma sobrecarga por causa do Pix. O BC somente afirma à Reuters que “a última informação que tivemos é que está normalizado agora”, e lembra que não há data limite para o cadastro.
O registro de chaves do Pix é feito pelos aplicativos de bancos, fintechs e instituições de pagamento. É possível utilizar seu e-mail, celular ou CPF. Para quem não quiser fornecer dados pessoais, há a opção de gerar uma chave aleatória (EVP) com números, letras e símbolos.
Vale lembrar que você não precisa cadastrar uma chave do Pix: ainda será possível informar agência, conta e CPF/CNPJ para realizar transferências. No entanto, bancos e fintechs estão brigando para conquistar o cadastro dos clientes, porque só é possível vincular uma chave a uma conta específica. Por exemplo, não dá para usar o CPF como chave do Itaú e do Banco Inter ao mesmo tempo — você precisa escolher.
Mayara Yano, assessora plena do Decem (Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro), disse hoje em live do BC que o Pix trará vantagens para o dia a dia dos brasileiros. “Fazer uma transferência e/ou um pagamento passará a ser algo extremamente simples e rápido, além de seguro. Você nem precisará saber onde a outra parte tem conta, basta informar a chave Pix e o dinheiro cai na conta imediatamente.”
O sistema de pagamentos instantâneos estará disponível para todos a partir de novembro. As transferências serão grátis para pessoa física se feitas de forma digital, por internet banking no computador ou app. O Pix poderá ser usado 24 horas por dia, sete dias por semana, sem os limites de um TED ou DOC; no entanto, o BC permite estipular limites máximos de valor dependendo do horário.
Uma dúvida que eu não lembro de ter lido em lugar algum.
Vai ser possível desvincular uma chave completamente?
Ou seja, se eu vinculei meu CPF em algum lugar e resolver que não quero mais meu CPF vinculado, eu consigo desvinculá-lo?
Eu esperaria que sim, mas nunca se sabe o que se passa na cabeça do povo que desenvolve sistemas, né?
Ia fazer a mesma pergunta.
sim vc consegue, além tambem de poder portar a chave para outro banco no lugar de exclui-la se quiser.
Ainda não cadastrei e nem pretendo, pois não ando fazendo transferências.
Eu gerei chave aleatória no Mercado Pago, mas que chavona.
Oxente! Como assim ‘chavona’??
pq é grande e nem um pouco facil de decolar, um exemplo de EVP é:
b6295ee1-f054-47d1-9e90-ee57b74f60d9
Meu Deus…
A ideia da chave aleatória é ser difícil mesmo, as fáceis são o CPF, e-mail e telefone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário