domingo, 25 de outubro de 2020

O que é Apple ProRAW? | Gadgets | Tecnoblog

O iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max são celulares voltados para o uso profissional, como os próprios nomes sugerem. Ao anunciar os modelos, a Apple revelou que ambos teriam o ProRAW, ferramenta que promete tornar as fotos tiradas pelos celulares ainda mais poderosas. Mas o que é o Apple ProRAW?

Camadas do Apple ProRAW (Imagem: Reprodução/Apple)

Antes de qualquer coisa, vale entender o que é o formato raw — na tradução do inglês para português, “cru”. Inicialmente presente em DSLRs, esse tipo de formato preserva quase todas as propriedades da foto e é usado pela maioria dos fotógrafos profissionais.

Ele dá muita liberdade ao editar a fotografia — como a foto é minimamente processada, é possível mudar elementos como o balanço de branco, exposição e cores após o disparo e, o mais importante, sem perder qualidade. Em contrapartida, as imagens em raw são muito mais pesadas do que em JPEG, por exemplo.

Mas isso é apenas o raw, que já estava presente em celulares antes, inclusive no iPhone. Apesar de ser possível fotografar em raw nos últimos celulares da Apple, o formato não estava disponível no aplicativo nativo de câmera do smartphone. Era necessário baixar apps próprios para conseguir fazer o disparo em raw.

Isso não satisfazia completamente o usuário médio e nem mesmo os fotógrafos profissionais, que perdiam algumas das tecnologias da câmera do iPhone, como o Deep Fusion.

Com o ProRAW, a Apple pretende acabar com essa insatisfação e, nas palavras da maçã, “juntar o melhor dos dois mundos”.

Os usuários vão poder tirar foto em raw na própria câmera do celular e também aproveitar as tecnologias de tratamento de imagem da Apple, como Deep Fusion e Smart HDR. A empresa afirma que o Apple ProRAW não vai deixar o disparo mais lento.

A edição funcionará tanto no aplicativo de Fotos, nativo do iPhone, como em apps voltados para profissionais.

iPhone 12 Pro Max dourado (Imagem: Divulgação/Apple)

O Deep Fusion, apresentado com o iPhone 11, 11 Pro e 11 Pro Max, usa a inteligência artificial para melhorar o nível de detalhamento da foto e remover ruídos, enquanto o Smart HDR aprimora as cores e iluminação da fotografia.

É claro que formatos populares como o JPEG, que ocupam pouco espaço, continuarão em alta. O Apple ProRAW não vai acabar com o espaço deles, mas pode ajudar quem pretende se aprofundar na edição profissional de fotos.

Com informações: TechRadar, Tom’s Guide e HT Tech.

Compare as especificações, recursos e preços da linha iPhone 12 antes de decidir qual é o melhor modelo para o seu dia a dia

Cada uma das gerações do Apple Watch tem características distintas; saiba o que muda entre o Watch Series 1, 2, 3, 4 e 5.

A14 Bionic é o chip presente nos celulares da linha iPhone 12; saiba o que há de novo em relação ao A13 Bionic, do iPhone 11

Se você perder o controle da Apple TV pode usar de outro aparelho, comprar um novo ou usar o iOS do seu iPhone ou iPad

Saiba como assinar o Apple TV+, o serviço de streaming da Apple que chega como alternativa a Netflix e ao Amazon Prime Video

Comentários com a maior pontuação

Evento teve iPad 8, Watch Series 6, Watch SE e Apple One; iPhone 12 deve ser anunciado em outubro

Preços do Apple Watch Series 6 passam de R$ 10 mil, dependendo do modelo; Watch SE é versão mais “barata”

O novo Apple HomePod Mini tem menos da metade da altura do smart speaker original, custando 28,6% de seu valor de lançamento

Processador Apple A14 Bionic aparece em testes de benchmarks; Linha iPhone 12 deve ser anunciada com o novo componente

Apple Watch não trará mais adaptador de tomada na caixa para reduzir a emissão de lixo eletrônico e preservar o meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário