O Google anunciou, nesta quarta-feira (7), uma nova forma de enviar alertas críticos de segurança para seus usuários. Agora, além dos avisos no sistema Android e no e-mail, a empresa também emitirá alertas dentro de aplicativos Google em uso no momento.
De acordo com o Google, os alertas no Android, implementados em 2015, proporcionaram um aumento de 20 vezes no número de pessoas que reagem ao aviso de segurança na primeira hora após a notificação. A expectativa é de que o número cresça ainda mais com os alertas dentro de aplicativos muito usados.
A empresa afirma que apenas problemas graves de segurança serão notificados por esta nova forma. Ao identificar uma ação potencialmente insegura na sua conta, o Google irá emitir o aviso e sugerir soluções para resolver a situação.
Desse modo, não será preciso abrir a caixa de e-mail ou acessar a central de alertas do seu smartphone para visualizar uma notificação sobre conta em risco.
O Google também quer tornar mais fácil para seus usuários a checagem sobre o status da sua conta e, para isso, a empresa anunciou uma nova ferramenta disponível na Pesquisa.
Ao inserir o termo “Minha conta do Google é segura?” na barra de buscas (estando logado na sua conta), você terá acesso a um card com informações de privacidade. Também será possível realizar ações para reforçar a segurança da conta a partir desse painel.
De acordo com a empresa, os recursos chegarão nas próximas semanas. Por enquanto, os alertas em apps estarão disponíveis apenas para alguns usuários, em um teste inicial, mas o Google planeja ampliá-los para mais usuários em 2021.
Com informações: Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário