O Google anunciou nesta semana que complementos de terceiros já podem ser adicionados ao painel lateral do Google Docs, onde eles são chamados de Workspace Add-ons. A novidade permite a instalação e utilização destas ferramentas em uma área diferente do local anterior.
A suite de produtividade do Google já permitia a inserção de complementos, mas a partir de um menu chamado “Complementos” e que fica na mesma linha onde estão “Arquivo”, Editar” e “Ver”. O que muda a partir de agora é que eles também poderão ser instalados, listados e abertos a partir do painel lateral da página.
Estes complementos de terceiros são adicionados a partir de um “+” presente neste painel, que fica no canto direito da interface e já exibe atalhos para o Google Keep, Agenda e o Tarefas. A lista de opções tem visual semelhante ao da Play Store e ela separa todas as extensões por categoria, popularidade ou avaliação.
Existem complementos para gerar códigos QR para o documento, criar um fluxograma completo, transformar o arquivo em um formulário e até um que abre o tradutor do Google. Um ícone logo abaixo do nome permite visualizar se a ferramenta é compatível apenas com o Google Docs, ou com o Planilhas e Apresentações também.
Mesmo com Workspace no nome, eles podem ser instalados tanto por contas corporativas, como por usuários do Google em suas contas pessoais. Assim como acontece em praticamente qualquer novidade em serviço do Google, os complementos de terceiros no painel lateral do Google Docs levarão até 15 dias para estarem em todas as contas.
Com informações: Google.
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