O Google Chrome 86 para Android e iOS, que deve chegar aos usuários nas próximas semanas, entrega a possibilidade de conferir se suas senhas foram comprometidas. O recurso já funciona dentro do navegador para computador e o gigante das buscas promete que faz a checagem com informações criptografadas.
Se você utiliza o Google Chrome como navegador no PC, já deve saber que é possível utilizar o próprio gerenciador de senhas do browser para verificar se suas credenciais vazaram. A partir da próxima grande atualização dele em suas versões para Android e iPhone, iPod Touch ou iPad, este mesmo recurso poderá ser acessado nos dispositivos móveis.
Isso funciona mais ou menos assim: o Chrome confere se os dados salvos no gerenciador estão em listas de senhas expostas na internet. Enviar senhas pela web para saber se elas vazaram parece ser pouco seguro, mas o gigante das buscas diz que utiliza criptografia avançada para impedir o comprometimento destes dados – assim espero.
Se o retorno da busca é positivo, o próprio browser oferece acesso direto para o site de onde os dados vazaram, assim o usuário pode trocar suas informações. É mais ou menos este caminho que poderá ser feito a partir de um smartphone ou tablet que roda Android ou iOS a partir da versão 86 do app.
O app para Android também alerta para páginas com downloads que acontecem automaticamente, além de tomar mais ações para evitar phishing e malwares. Tudo isso acontece com o compartilhamento de dados trafegados com o serviço de navegação segura do próprio Google.
Com informações: XDA-Developers.
Nenhum comentário:
Postar um comentário