quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Google Chrome bloqueia notificações abusivas de sites | Aplicativos e Software | Tecnoblog

O Google passará a bloquear alguns tipos de notificações de sites a partir da versão 86 do Chrome. O intuito é evitar que os usuários recebam spam de páginas que mostram um padrão de conteúdo abusivo – em especial, aquelas que induzem os visitantes a clicarem em malware ou que coletam credenciais do usuário.

Google Chrome no iPhone (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

De acordo com o gerente de produto do Chrome, PJ McLachlan, os avisos de notificações abusivos são uma das principais reclamações dos usuários do navegador. Com a novidade, a empresa espera melhorar a experiência do usuário e desencorajar desenvolvedores de sites a utilizarem o recurso indevidamente.

O Google afirma que a interface é exatamente a mesma anunciada anteriormente para o Chrome 84, mas a partir de agora o Chrome poderá bloquear solicitações de permissão de notificação quando identificar um padrão de envio de notificação abusivo.

Ao rastrear um site com esse tipo de alerta, o Chrome irá utilizar o serviço de lista negra da navegação segura do Google para sinalizar o comportamento.

Google Chrome bloqueia notificações abusivas. (Imagem: Reprodução/Google)

O proprietários do site poderá ter acesso ao relatório de notificações abusivas via Search Console, e terá 30 dias para resolve o problema e solicitar outra revisão.

O Google planeja ainda que em uma versão futura do Chrome, o navegador possa alterar automaticamente o status de permissão de notificações de “concedida” para “padrão” em sites com histórico de alertas abusivos, com o objetivo de evitar novas notificações.

Com informações: Google

 

Google Chrome irá minimizar solicitações de notificações abusivas a partir de julho em computadores, celulares e tablets

Limitação de cookies de rastreamento havia sido suspensa, mas voltou com lançamento do Chrome 84

Google Chrome para PC prepara interface menos invasiva para sites que solicitam acesso a local, câmera e microfone

Recurso do Google Chrome permite que usuário use a rolagem para gerenciar abas, quando há muitas guias abertas no browser

O recurso para ler depois no Chrome deve aparecer primeiro no Windows, Linux, Chrome OS e macOS, sem o Android neste momento

Comentários com a maior pontuação

Agora que o Chrome está bloqueando notificações abusivas? Por isso e outros motivos abandonei esse navegador faz anos. No Windows nem instalo o Chrome, e no Android baixo outros navegadores (Opera e Firefox) e desinstalo ou desativo o Chrome. Na boa, em pleno 2020 é impossível usar um navegador sem adblock (e o que tem “nativo” no Chrome simplesmente não funciona)…

Felizmente, você pode desativar notificações no Google Chrome e parar de recebê-las tanto no seu computador quanto no Android

O Google quer dar fim a fraudes em URLs com HTTPs usadas em ataques homográficos que enganam os usuários de Internet

Será que o mecanismo que o Chrome usa para armazenar e proteger as senhas salvas é seguro? Entenda como funciona

Com ou sem mensagem de erro, resolva o problema e consiga usar seu Chrome

Saiba como atualizar o Google Chrome no PC, no Android e no iPhone iOS) e fique em dia com as novidades do navegador

Nenhum comentário:

Postar um comentário