O Google passará a bloquear alguns tipos de notificações de sites a partir da versão 86 do Chrome. O intuito é evitar que os usuários recebam spam de páginas que mostram um padrão de conteúdo abusivo – em especial, aquelas que induzem os visitantes a clicarem em malware ou que coletam credenciais do usuário.
De acordo com o gerente de produto do Chrome, PJ McLachlan, os avisos de notificações abusivos são uma das principais reclamações dos usuários do navegador. Com a novidade, a empresa espera melhorar a experiência do usuário e desencorajar desenvolvedores de sites a utilizarem o recurso indevidamente.
O Google afirma que a interface é exatamente a mesma anunciada anteriormente para o Chrome 84, mas a partir de agora o Chrome poderá bloquear solicitações de permissão de notificação quando identificar um padrão de envio de notificação abusivo.
Ao rastrear um site com esse tipo de alerta, o Chrome irá utilizar o serviço de lista negra da navegação segura do Google para sinalizar o comportamento.
O proprietários do site poderá ter acesso ao relatório de notificações abusivas via Search Console, e terá 30 dias para resolve o problema e solicitar outra revisão.
O Google planeja ainda que em uma versão futura do Chrome, o navegador possa alterar automaticamente o status de permissão de notificações de “concedida” para “padrão” em sites com histórico de alertas abusivos, com o objetivo de evitar novas notificações.
Com informações: Google
Agora que o Chrome está bloqueando notificações abusivas? Por isso e outros motivos abandonei esse navegador faz anos. No Windows nem instalo o Chrome, e no Android baixo outros navegadores (Opera e Firefox) e desinstalo ou desativo o Chrome. Na boa, em pleno 2020 é impossível usar um navegador sem adblock (e o que tem “nativo” no Chrome simplesmente não funciona)…
Nenhum comentário:
Postar um comentário