Está precisando de ajuda para mostrar o seu trabalho e experiência? Vou te ajudar em meu artigo como usar o LinkedIn, seja uma pessoa buscando vagas, empresas que procuram mão de obra qualificada, ou divulgação de trabalhos.
Nessas condições, quais são as primeiras configurações necessárias e algumas boas práticas na rede social para ter sucesso. O LinkedIn é uma mídia social que tem por objetivo criar um ambiente favorável para profissionais.
Os tempos de enviar currículos de papel e participar de processos seletivos presenciais gigantescos já passou. Hoje, as empresas buscam agilidade e assertividade nas escolhas por perfis profissionais. O LinkedIn fornece uma área fértil para a exposição do perfil de um profissional, sua experiência e conhecimentos.
O interessado faz o cadastro e consegue registrar toda sua carreira, pode conectar-se com colegas de profissão, que fazem referências às suas capacidades, e ainda publicar artigos sobre os assuntos que domina ou estuda.
As empresas podem fazer um verdadeiro “raio-x” do perfil do candidato, verificando previamente a adaptação do perfil que buscam, podendo fazer uma oferta direta, ou convocando para um processo seletivo mais específico e ágil. Tempo é dinheiro inclusive para escolher colaboradores.
O profissional querendo entrar na rede social, deve acessar no site do LinkedIn e efetuar o cadastro com seu e-mail para criar um perfil. O indicado é usar um endereço pessoal. Evite utilizar e-mail de empresas para não perder o acesso ao seu perfil no caso de demissão.
O LinkedIn é grátis, mas oferece assinatura Premium por uma quantia mensal, o valor básico é de R$ 50, que dá vantagens como ver o perfil de quem acessou a sua página, e um melhor posicionamento nas buscas dentro da ferramenta.
Após ter feito o cadastro no site, aparecerá um ícone “eu” no topo da página, clique nele e em seguida “visualizar perfil”. Você acabou de entrar na sua página, esse será o seu cartão de visitas profissional na rede. vou te ajudar a entender o que está contido no perfil.
Ao lado esquerdo de sua página, existe o local para inserir a sua foto.
Ao lado direito da foto, está o primeiro “lápis” para edição de informações. Após clicar, aparecerá uma área para inserir as informações básicas sobre você.
Descendo a página, irá encontrar a segunda seção de informações. Aqui o candidato insere um resumo sobre quem ele é, o que já fez, atividades em que se destacou, agilidade promocional.
Não precisa ser muito extenso, mas em uma passagem rápida de perfil, essas são as primeiras informações que vão ler sobre a pessoa.
Nesse espaço o profissional pode inserir informações sobre materiais seus como:
Nesta seção, coloca-se toda a experiência de sua carreira. Adicione um novo registro clicando no sinal de “+”. Na página flutuante, complete todas as informações sobre cada emprego anterior e o atual, se for o caso.
Caso sua experiência seja muito extensa, escolha aquelas mais parecidas com o trabalho que deseja desempenhar no futuro.
Funciona do mesmo modo que a seção de experiência profissional, mas com a escolaridade e cursos adicionais. Complete todas as informações. Faça opção por estudos na área em que gostaria de atuar. Culinária básica serve se a procura for por emprego de auxiliar de cozinha ou cozinheiro.
Esse é o preenchimento básico para começar a interagir no LinkedIn. A ideia é testar outras funcionalidades para montar um perfil “campeão”. O próprio site oferece diversos tutoriais de como melhorar o seu perfil.
O usuário pode fazer uma busca na aba superior do site usando o nome uma pessoa específica. Após completar informações de suas experiências de trabalho e formação acadêmica, o LinkedIn começa a cruzar informações e apresentar perfis de colegas atuais ou do passado. Fique atento para algumas dicas importantes.
O LinkedIn pode ser uma ferramenta poderosa para recolocação no mercado de trabalho ou busca de novas oportunidades. Use com consciência, é uma vitrine do profissional que você é ou busca ser. Espero ter ajudado com o básico de como usar o LinkedIn. Que sua recolocação seja breve, boa sorte!
Com informações: central de ajuda LinkedIn
Nenhum comentário:
Postar um comentário