Com certeza você já se viu às voltas com algum arquivo deletado indevidamente ou se arrependeu de ter excluído algo. Algumas ferramentas eram usadas para ajudar nessa questão, porém a Microsoft já conta com seu próprio programa para recuperar arquivos apagados.
O uso não é tão intuitivo, já que funciona através de linhas de comando, mas este tutorial vai te ajudar. Veja como recuperar arquivos deletados com ajuda do Windows File Recovery
Uma grande vantagem é que o Windows File Recovery pode recuperar arquivos deletados no HD ou SSD do próprio computador ou em unidades externas, como pendrives, cartões de memória e HDs externos. NTFS, FAT, exFAT e ReFS são os sistemas de arquivos suportados.
O download do programa é feito na Microsoft Store. No entanto, para utilizá-lo, é necessário ter a build 19041 do Windows 10 ou superior.
Há três formas de usar o programa: Default, Segment e Signature. Veja como explorar cada uma nos passos abaixo:
Usado para recuperar arquivos deletados mais recentes, faz a busca na MFT (tabela de arquivos mestre).
winfr drive-origem: drive destino: /n \Users\<username>\Documents\nomedoarquivo.docx
Exemplo: Para tentar recuperar o arquivo tecnoblog.docx do drive C e salvá-lo no drive D:
winfr C: D: /n \Users\Tecnoblog\Documents\tecnoblog.docx
Realiza a busca nos segmentos, através de dados do próprio arquivo, como nome e tamanho. Funciona melhor que o primeiro para arquivos deletados já mais tempo:
winfr C: D: /r /tecnoblog.pdf /tecnoblog.docx
Realiza a busca nos sistemas FAT, exFAT e ReFS. Recomendado para buscas em unidades externas, como pen drives e HDs externos, por exemplo.
winfr C: E: /x /y:JPEG,PNG
Para consultar a lista de sistemas e arquivos suportados, você pode utilizar o comando:
winfr /#
Se você quiser aumentar as chances de recuperar arquivos deletados, minimize ou evite usar o computador. No sistema de arquivos do Windows, o espaço usado por um arquivo excluído é marcado como espaço livre, o que significa que os dados do arquivo ainda podem existir e ser recuperados. Mas, qualquer uso do computador pode criar arquivos que podem sobrescrever este espaço livre a qualquer momento.
Com informações: Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário