O TikTok teve um enorme crescimento nos últimos anos e é uma das principais redes sociais do momento, com alta popularidade entre a Geração Z. Assim como no Instagram, no Twitter, no Facebook e no YouTube, é possível ganhar dinheiro na plataforma sendo um grande influenciador – mas esse não é o único caminho.
Além de contar com um sistema de indicações que permite receber dinheiro diretamente na sua conta, a rede social conta com diversas ferramentas que podem ser úteis para divulgar sua marca pessoal ou a de sua empresa. Veja, a seguir, cinco dicas de como monetizar o TikTok.
O TikTok Creator Fund foi anunciado em julho e permite que criadores de conteúdo monetizem seus vídeos. Para este fim, o TikTok conta com um fundo de US$ 1 bilhão e prevê o dobro desse valor para distribuir globalmente nos próximos três anos.
Por enquanto o programa só está disponível nos Estados Unidos e depende de convites da própria plataforma. Mas em breve deve chegar a mais países, inclusive ao Brasil.
Para se adequar às exigências da rede social, o criador deve publicar conteúdo original, ter mais de 18 anos e 10 mil seguidores, no mínimo, além de ao menos 10 mil visualizações em seus posts nos 30 dias que antecedem a inscrição.
Fique de olho nas novidades e notificações do TikTok, pois certamente o app irá avisar quando o recurso chegar por aqui.
É possível ganhar dinheiro com live no TikTok, mas para isso o criador deve fazer uma conta Pro e ter, no mínimo, mil seguidores. A partir daí, ao fazer uma transmissão ao vivo, os espectadores poderão usar o ícone de presente para recompensá-lo com as moedas da rede social (rubis), que podem ser trocadas por dinheiro em reais.
Veja como mudar a sua conta normal para um perfil profissional em nosso tutorial completo – por lá, você também poderá ter acesso ao painel de análise com números de audiência e engajamento.
Ao receber recompensas, você deve resgatá-las na aba “Saldo”.
Enquanto o fundo para criadores não chega ao Brasil, é possível negociar diretamente com marcas para fazer uma campanha utilizando sua conta no TikTok. Para isso, geralmente as empresas pedem seus dados de audiência (encontrados na aba “Análise”) e os termos são conversados de forma individual com produtor de conteúdo.
Como a guia “Para você” tem grande destaque no TikTok, proporcionando que mesmo vídeos de criadores iniciantes viralizem muito rápido, não é preciso ser um grande influenciador para atrair patrocínio de marcas.
Você pode conseguir remuneração mantendo um cronograma de publicações frequente e criativo, e garantindo um mínimo de visualizações – algo que não é tão difícil de atingir na rede social.
Que tal fazer a mídia da sua própria marca, produto ou serviço no TikTok? Tem uma loja de bijuterias? É músico e acabou de lançar um novo single? Montou um curso online de inglês? Use a criatividade para oferecer seus serviços nos vídeos curtos da rede social.
Após atrair muitos usuários com seu conteúdo, Você pode usar o popular “link na bio” para inserir o endereço de um site comercial, um perfil de artista em plataforma de streaming ou uma página de vendas, aproveitando a audiência para ganhar dinheiro com ajuda da rede social.
Por fim, como já ensinamos aqui no Tecnoblog, é possível ganhar dinheiro indicando amigos e realizando tarefas para o TikTok. A cada amigo que se cadastra com seu código, você ganha R$ 2 (e ele ganha R$ 0,50).
Nos primeiros dias de cadastro, você também pode receber recompensas ao:
Cabe lembrar que 10 mil rubis equivalem a R$ 1.
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