Sites e apps de serviços costumam cobrar taxas para manter a operação das suas plataformas. Veja em meu artigo como funcionam as taxas de serviços do Airbnb, quais correspondem aos hóspedes e quais ficam a cargo dos anfitriões (proprietários).
As taxas de serviço existem para manter o bom funcionamento da plataforma e custear o suporte de 24h oferecido pelo Airbnb. A taxa é cobrada quando a reserva é confirmada pelo hóspede e anfitrião no app. Vou explicar como funcionam as taxas simples, mais comuns, o serviço Airbnb Deluxe tem valores diferentes.
São duas taxas cobradas pelo Airbnb, a taxa por reserva de acomodação e a taxa por serviços de experiência. Cada uma tem suas características determinadas.
A taxa de acomodação é formada por dois tipos de cobrança: dividida (entre anfitrião e hóspede) e a paga somente pelos anfitriões.
Essa estrutura é a mais comum, com uma taxa sendo deduzida dos ganhos do anfitrião e uma outra sendo acrescentada ao pagamento do hóspede.
Nessa modalidade, todas as taxas são deduzidas do anfitrião e nenhuma taxa é paga pelos hóspedes. A taxa varia entre 14% e 16%, sendo obrigatórias para hotéis e outros anfitriões mais “profissionais”. Novamente, no caso do Airbnb plus e política Super Rigorosa de cancelamento os valores são mais elevados.
É a taxa cobrada por serviços adicionais oferecidos pelo anfitrião, como passeios, translado, entre outros, nas quais o anfitrião cobra um valor extra além da estadia.
A taxa cobrada tem o valor de 20% do serviço oferecido, para os anfitriões. Calculada diretamente no preço da experiência e deduzida do envio de pagamento do anfitrião. Algumas experiências com impacto social ficam livres dessa taxa.
Taxas de experiência ainda não são cobradas dos hóspedes. Para algumas localidade, existe a cobrança de IVA (Imposto de Valor Agregado), mas o Brasil está fora desse tipo de imposto.
Espero ter tirado as dúvidas de como funcionam as taxas de serviço do Airbnb. Falamos sobre as mais simples e comuns, para serviços como Airbnb Plus, vale a pena buscar informações no site da plataforma. Bons negócios ou boa viagem!
Com informações: airbnb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário