O AliExpress passou a contratar três voos fretados por semana vindos da China para realizar entregas em 30 dias. Desde abril, a empresa de e-commerce operava dois voos semanais. Ela também anunciou que produtos indicados com “Free Return” têm devolução gratuita no Brasil: o cliente faz o envio para um endereço local.
Os voos são viabilizados pela empresa de logística Cainiao, que também pertence ao grupo Alibaba. A ideia é agilizar a entrega de produtos ao Brasil, inclusive em compras com itens de mais de um vendedor — neste caso, é possível reunir tudo em uma só encomenda com o AliExpress Direct.
Há alguns meses, o AliExpress reduziu o limite para obter frete grátis no Direct: a compra precisa atingir um mínimo de US$ 15, ou cerca de R$ 85; antes, era o dobro. O serviço está atualmente disponível para 10 milhões de itens na plataforma.
No ano passado, a Wish lançou o WishPost para realizar entregas vindas da China em um prazo de 25 a 45 dias. Enquanto isso, a Gearbest abriu um depósito no Brasil prometendo envios em até 5 dias.
O AliExpress também anunciou que clientes no Brasil podem fazer a devolução grátis de itens marcados como “Free Return” para um endereço local. Não há custo para o envio, e o prazo para reembolsar o dinheiro é de 15 dias após a encomenda ser recebida de volta. Você pode conferir mais detalhes neste link.
Para solicitar a devolução e esclarecer dúvidas sobre entrega e pagamentos, o usuário pode acessar a central de atendimento por chat com atendentes que falam português de forma nativa.
Como isso funciona em outras lojas? A Gearbest dá garantia de 7 dias para produtos que chegarem danificados: neste caso, “iremos reembolsar-lhe os custos de envio da devolução do artigo”, afirma a empresa. É necessário enviar uma foto ou vídeo da mercadoria para poder receber uma autorização de devolução (RMA).
Há também o direito de cancelamento em até 14 dias sem a necessidade de declarar um motivo; mas, neste caso, “o envio de volta para a Gearbest é pago pelo cliente” e os custos da logística não são reembolsados.
Por sua vez, a Wish oferece reembolso dentro de 30 dias a partir da data de entrega, mas nota que “não podemos cobrir os custos de frete de devolução de todos os pedidos”. A política de uso não deixa claro se isso é grátis no caso de itens defeituosos, danificados ou incorretos.
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