sexta-feira, 9 de outubro de 2020

12 dicas para criar um perfil campeão no LinkedIn | Tecnoblog

Fiz o meu cadastro no LinkedIn mas parece tudo parado, o que eu faço? Calma jovem, escolhi em meu artigo 12 dicas para criar um perfil campeão no LinkedIn, quais os detalhes importantes e estratégias para criar um perfil de destaque dentro da maior rede social para profissionais.

Mesa de trabalho (Imagem: Cathryn Lavery/Unsplash)

Não basta simplesmente tratar o LinkedIn como uma versão digital de seu currículo, é preciso ter estratégia para utilizar de forma satisfatória todas as possibilidades existentes. O LinkedIn é uma ferramenta de marketing pessoal para o mercado profissional.

Veja a lista com as principais estratégias para o seu perfil ser destaque na rede social do mercado de trabalho.

O cartão de visitas da vida é a sua imagem. No LinkedIn pode ser a foto do seu perfil e a imagem escolhida para o background. Criamos nossas primeiras impressões de forma visual. Dicas para uma boa foto do perfil:

Essa é a maior ferramenta de marketing pessoal da rede social. Gaste um pouco de tempo escrevendo o seu resumo, não liste apenas os cargos e funções que teve. 

Conte sobre suas habilidades e como elas foram importantes para realizar as demandas que obteve em sua trajetória. Diga o motivo que fazem suas habilidades importantes para o ambiente de trabalho. Faça rascunhos e compartilhe com outros que o conhecem, vai valer a pena.

Estratégia na utilização de termos em seu perfil existe sim, mas não precisa ser com jargões extremamente batidos como: focado, experiente, apaixonado, criativo, inovador, certificado. 

Esses adjetivos já são tão batidos em resumos e apresentações que perderam todo o sentido de existir. Ser honesto e buscar palavras que são utilizadas no mercado que atua, é muito interessante, mas fuja dos jargões genéricos. Você pode até dizer que é criativo, porém, precisa provar não usando uma “receita de bolo”.

É uma estratégia muito interessante, ela dá base para a construção do seu resumo. Vá para a lista de habilidades e selecione as que mais se destacam em você e são relevantes para a função que busca ocupar. 

As habilidades servem para que seus contatos confirmem sua aptidão, endossando sua lista. O grande desafio aqui é não manter uma lista muito extensa — o que deixará seu perfil confuso — fazendo uma constante limpeza e manutenção nas habilidades destacadas.

Essa opção é uma nova ferramenta oferecida pelo LinkedIn. A ferramenta Services ajuda consultores, freelancers, fornecedores de pequenas empresas, apresentando toda a gama de serviços que podem oferecer. O preenchimento da lista de serviços aumenta a sua visibilidade nas páginas de busca.

Não é sair bajulando todo mundo, calma. O endosso é uma estratégia real para o seu perfil. Em sua rede, outras pessoas também especificam habilidades de trabalho. 

Caso você reconheça essa característica no outro, faça um comentário positivo, reafirmando a característica do colega. O feedback positivo e a gentileza tem grandes chances de serem retribuídos por sua rede em forma de endosso.

A avaliação de habilidades é uma ferramenta de testes online para validar aquilo que está em seu perfil. Quando concluídas com êxito, emblemas de confirmação de habilidades ficam visíveis. Segundo dados do LinkedIn, candidatos com habilidades confirmadas tem 30% de chance, a mais, para conseguirem uma vaga após a candidatura.

Essa estratégia fortalece sua imagem pessoal, exibir os resultados é completamente opcional e os testes podem ser refeitos quantas vezes forem necessárias.

É sempre importante divulgar no LinkedIn ao concluir um curso relevante. A própria rede social oferece uma ferramenta para isso, o LinkedIn Learning. Após concluir um curso, você poderá compartilhar o certificado em seu perfil. Tudo é feito na página de histórico de aprendizagem dentro do LinkedIn Learning.

O usuário precisa estar engajado. Uma das melhores formas é compartilhando conteúdo relevante em seu feed. Artigos que afetem sua área de trabalho, podem ser úteis para outras pessoas de sua rede. Um trabalho interessante divulgado por um membro de sua rede, também.

A constante troca de informações para evolução no mercado de trabalho, fortalece sua imagem e apresenta sua característica de líder, transmitindo insights para outros participantes do LinkedIn.

Aquilo que um ícone do seu ramo faz no LinkedIn, pode funcionar de forma brilhante em seu perfil. Vale a pena seguir os destaques do seu meio de trabalho, verificar como eles interagem com a rede social, inspiração não é plágio.

Não mantenha as pessoas em sua rede simplesmente por manter, faça contato, puxe conversa sobre assuntos interessantes do mercado, futuro, planos. Não seja chato, a demora para resposta pode ser ocupação laboral do colega. Espere um momento em que os dois estão online, pergunte se o colega está disponível e interaja. Networking é isso! 

Crie ou participe de grupos com colegas da mesma área, deixe liberado para alguns “moderadores” convidarem outros membros desse nicho de trabalho. Além de criar um espaço frutífero para aprendizado, boas parcerias podem sair dentro desses grupos.

Espero ter ajudado com essas 12 dicas para criar um perfil campeão no LinkedIn, completar o tutorial da rede social também ajuda. Faça bom proveito das interações que a ferramenta pode trazer. Bons relacionamentos de trabalho!

Com informações: business.linkedin, careersidekick.com, mindtools.com, hubspot.com

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