Parece que o Facebook está enfim desistindo de separar recursos de chat em aplicativos separados. O app Direct, que incluía apenas as mensagens diretas do Instagram, será encerrado “no próximo mês”. Ele foi lançado em 2017 para iOS e Android, e podia ser baixado apenas em alguns países; o Brasil não era um deles.
“Estamos revertendo o teste do aplicativo Direct separado”, diz um porta-voz do Instagram ao TechCrunch. “Estamos focados em continuar a fazer do Instagram Direct o melhor lugar para conversas divertidas com seus amigos.”
Usuários do Direct receberam um aviso de que o aplicativo “está indo embora”, e que não receberá mais suporte “no próximo mês”, sem uma data específica. As mensagens continuarão disponíveis no app principal do Instagram, ou seja, nada será apagado.
O Direct foi lançado em dezembro de 2017 como parte de um teste em poucos países: Uruguai, Chile, Turquia, Itália, Portugal e Israel. O aplicativo se expandiu para mais mercados, mas o Instagram nunca revelou quais. Ele não está disponível na App Store e Play Store brasileiras.
Confirmed: Instagram is killing its standalone Direct Messaging app pic.twitter.com/owt2gXtfCE
— Matt Navarra (@MattNavarra) 16 de maio de 2019
O fim do Direct não é totalmente uma surpresa: a versão para iPhone não era atualizada desde dezembro. No Android, ele recebeu um update pela última vez em abril.
Claro, o Instagram continuará desenvolvendo recursos para o Direct. Por exemplo, o envio de mensagens pela web está em testes. E, claro, o Facebook tem planos de usar criptografia ponta-a-ponta e integrar o Direct com o Facebook Messenger e WhatsApp.
O aplicativo principal do Facebook deve ganhar acesso ao Messenger, sem a necessidade de usar o app separado. A pesquisadora Jane Manchun Wong descobriu que essa integração está em testes, e oferece apenas o básico: envio e recebimento de texto e GIFs estão inclusos; fotos e chamadas de voz, não.
Com informações: TechCrunch.
Nenhum comentário:
Postar um comentário