O Google Assistente vai ganhar algumas novidades em breve: ele ficará mais rápido por rodar sua inteligência artificial direto do celular, dependendo menos da internet; poderá realizar algumas tarefas na web automaticamente, como alugar um veículo, graças à tecnologia Duplex; e trará um modo especial para quando você estiver dirigindo.
Na conferência I/O, o Google anunciou o Assistente da próxima geração: ele processa seus comandos de voz direto no celular, sem depender de internet, e consegue responder com latência quase zero. Você também poderá ditar texto — para compor um e-mail, por exemplo — muito mais rápido do que antes.
Isso é possível porque o Google conseguiu espremer suas ferramentas de IA para caberem em 0,5 GB; elas normalmente ocupam 100 GB na nuvem. Trata-se de um novo modelo de reconhecimento de fala e entendimento de linguagem que pode rodar localmente no celular, acelerando o uso.
“Usar seu celular através do toque vai parecer lento”, disse o CEO Sundar Pichai na conferência. A empresa demonstrou uma sequência de sete comandos por voz, e o celular respondeu a cada uma delas quase que instantaneamente. O Assistente da próxima geração estará disponível em novos celulares Pixel ainda este ano.
O Google também apresentou algo chamado Duplex na Web. No ano passado, vimos essa tecnologia sendo usada para conversar com salões de beleza e restaurantes, a fim de reservar um horário ou mesa. Desta vez, ela navega por determinados sites de compra automaticamente.
A demonstração envolveu aluguel de carro: o usuário diz o comando “reserve um carro na National para minha próxima viagem”, e o Assistente entende que precisa encontrar um veículo em Chicago. Então, o Duplex na Web preenche automaticamente os dados de retirada, devolução e idade (para fins de seguro).
Ele também vasculha seu e-mail para saber se você alugou outro carro na National antes, e sugere o mesmo modelo. Por fim, ele deixa você escolher itens adicionais, preenche o formulário com seus dados, e completa a reserva.
O Duplex na Web estará disponível este ano em inglês nos EUA e Reino Unido em celulares Android, para aluguel de carro e compra de ingressos de cinema.
Por fim, temos o Modo de Condução (Driving Mode). O Google Assistente reúne ações como navegação, mensagens, ligações e mídia (músicas e podcasts) em uma só lista com fontes e botões maiores, para facilitar o uso dentro do carro.
O Assistente dará sugestões personalizadas: se você tiver um compromisso mais tarde, ele vai exibir um botão para dirigir até o local. Se você começou a ouvir um podcast em casa, pode terminá-lo no carro.
Caso a navegação esteja ativa, você pode dizer comandos de voz; o mapa continuará aberto. Ligações vão aparecer como um card na parte inferior, e o Assistente dirá quem está ligando e perguntará se você quer atender.
O Modo de Condução será lançado este ano para dispositivos Android com Google Assistente.
Com informações: Google.
Nenhum comentário:
Postar um comentário