Eu amo usar meu Mac. E, no entanto, quando sou confrontada com um novo dispositivo rodando o macOS, fico surpreso com a extensão estéril que é a experiência padrão do Mac. Isso não está no Mac, isso é em mim - eu me tornei incrivelmente dependente de alguns utilitários fantásticos que aprimoram a experiência do Mac de inúmeras maneiras.
De vez em quando eu menciono esses utilitários para amigos que são usuários de Mac, ou eles me veem usando-os, e eles são muitas vezes completamente confusos. Isso me lembra que, de forma bastante chocante, há muitos usuários de Mac que nunca tiram proveito dos utilitários para tornar o Mac muito mais poderoso do que sai da caixa.
Aqui, então, estão alguns dos utilitários que fazem o Mac se sentir em casa para mim.
Alguns anos atrás, houve uma onda de utilitários que forneceram acesso rápido aos seus aplicativos do Mac digitando algumas teclas digitadas. LaunchBar, Alfred e Quicksilver foram os exemplos mais importantes. Em seguida, a Apple veio e (com razão) adicionou o lançamento rápido do aplicativo ao Spotlight, eliminando a razão original de todos os outros utilitários existirem.
Não se preocupe. Os aplicativos de inicialização rápida conseguiram permanecer relevantes, adicionando todos os tipos de outros recursos. Conheço muitas pessoas que confiam no Alfred, mas eu sou usuário do LaunchBar de US $ 29 da Objective Development há anos e meu Mac parece vazio sem ele.
Entre os muitos recursos do LaunchBar está um histórico da área de transferência.
Sim, eu uso o LaunchBar para lançar aplicativos e abrir arquivos - seu algoritmo para adivinhar o que você está procurando enquanto digita ainda é superior ao do Spotlight - mas eu provavelmente teria descartado se não tivesse confiado em tantos outras características. Eu uso o LaunchBar para encontrar o emoji certo para inserir em um iMessage, fazer cálculos matemáticos rápidos em tempo real, lançar rotinas de automação e abrir documentos específicos do Google.
Talvez mais comumente, eu uso o LaunchBar como um gerenciador de área de transferência. Há muitos aplicativos por aí que convertem a área de transferência de uso único tradicional do Mac em uma pilha grande e acessível de itens da área de transferência. Como é um recurso que o LaunchBar inclui, não precisei de mais nada.
Independentemente de você usar o LaunchBar ou qualquer outra coisa, recomendo usar um dos muitos gerenciadores de prancheta do Mac. Ter certeza de que tudo o que você copia para a área de transferência permanece acessível pode ser um grande aumento de produtividade. Tarefas que costumavam exigir alternar entre aplicativos diferentes podem ser feitas de uma maneira mais linear - você copia todas as coisas que precisa, uma a uma, e depois troca para o outro aplicativo e cola tudo, uma a uma.
Sou um grande fã de automação de usuários, porque, se há algo em que os computadores são bons, está realizando tarefas repetitivas que são extremamente chatas para os seres humanos. Se você está preso fazendo uma tarefa chata e repetitiva no seu computador, está maduro para a economia de tempo que a automação pode trazer.
O problema é que muitas soluções de automação do usuário são extremamente difíceis de entender para a maioria das pessoas. Uma vez que você tenha pedido para escrever o código, o jig está pronto. Felizmente, existem algumas ferramentas de automação do Mac fáceis de usar que fornecem quantidades surpreendentes de energia sem que você precise escrever código (embora você possa, se quiser).
Estou constantemente espantado com o que o Maestro de Teclado de 36 dólares da Starways Software pode fazer. Você pode automatizar a abertura de aplicativos, emitir comandos de menu ou atalhos de teclado, clicar nos botões e praticamente qualquer outra coisa em que possa pensar. Também não depende dos recursos de automação integrados de aplicativos individuais. Se precisar automatizar algo clicando em um item específico na tela em algum lugar, o Keyboard Maestro pode ser informado especificamente sobre o que procurar e onde clicar. É um pouco como mágica.
O Teclado Maestro permite criar automações que interagem com qualquer aplicativo do Mac, mesmo que não seja programável por scripts.
Usei o Keyboard Maestro para automatizar ações repetitivas que faço no meu Mac para iniciar ou finalizar tipos específicos de trabalho. Por exemplo, quando estou prestes a gravar um podcast, preciso iniciar vários aplicativos, abrir páginas específicas no Safari e configurar vários recursos de um aplicativo clicando em vários elementos da interface e digitando atalhos de teclado relacionados. É algo como um processo de 30 passos que eu tenho que fazer mais ou menos o mesmo toda semana. Com o Keyboard Maestro, esse processo pode ser reduzido a um único clique ou atalho de teclado.
Eu considero o tempo gasto movendo arquivos no Finder para perder tempo. Mas meus arquivos ainda precisam ser gerenciados! Então, eu confio no $ 32 Hazel da Noodlesoft para gerenciar meus arquivos para mim. A Hazel funciona observando pastas no seu Mac e fazendo alterações nos arquivos com base em uma série de regras. Por exemplo, eu tenho uma regra que analisa a pasta onde eu salvo todos os meus textos técnicos, e depois de algumas semanas, move as histórias não modificadas para uma pasta de arquivo. Outra regra pega arquivos de podcast antigos e os compacta para ocupar menos espaço. E ainda outro olha para uma pasta compartilhada Dropbox usada para passar arquivos de áudio e elimina qualquer um deles com mais de um par de semanas.
Hazel permite definir regras para mover arquivos pelo Mac.
Eu costumava fazer toda a manutenção de arquivos manualmente, mas com Hazel eu não preciso mais. Se você estiver passando pela ginástica mental de decidir quais arquivos precisam saber em quais lugares, você pode reduzir esses pensamentos em um conjunto básico de regras Hazel e deixar o computador fazer o trabalho automaticamente.
Eu exagerei a virtude da barra de menu do Mac nesse espaço antes, mas minha barra de menu ficou muito melhor com a adição de alguns utilitários inteligentes.
O SoundSource permite rotear o áudio de diferentes aplicativos para diferentes saídas, tudo a partir da barra de menus. (Também na foto: Outros itens úteis da barra de menu.)
O utilitário Bartender, de US $ 15, permite que eu limpe minha barra de menu, ocultando ícones que não uso com frequência em um único item. Isso deixa espaço para mais itens que eu realmente quero ver, como os gráficos dos $ iStat Menus do Bjango. O iStat Menus fornece informações excelentes sobre o status atual do seu Mac, desde a temperatura do processador até o trabalho realizado pelos núcleos de processador individuais.
A SoundSource de Rogue Amoeba, de 29 dólares, me dá controle total sobre a direção do áudio do meu Mac. Eu posso redirecionar rapidamente o iTunes dos meus alto-falantes externos para os fones de ouvido e ajustar o volume de saída diretamente do painel de controle suspenso.
E o utilitário gratuito BitBar me permite colocar mais ou menos qualquer coisa que eu quiser na minha barra de menus, através de um sistema extensível de plug-in. Tenho o estado atual do tempo na estação meteorológica da minha casa, a velocidade da minha rede local e até o número de ouvintes dos meus podcasts, todos exibidos na barra de menus por meio de pequenas extensões BitBar.
Claro, o Mac é bom sem todos esses utilitários. Mas com eles, é ótimo - e me sinto em casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário