Em conjunto com a Polícia Civil, o Ministério da Justiça e Segurança Pública bloqueou ou removeu mais de 300 serviços de TV por assinatura pirata via IPTV. É a chamada Operação 404, que teve sua segunda fase deflagrada em novembro de 2020. Esse foi um dos destaques da Comunidade do Tecnoblog desta semana, entre os dias 21 e 27 de novembro. Confira outras discussões que rolaram ao longo dos últimos dias:
As lojas e estabelecimentos da sua cidade aceitam pagamentos contactless sem burocracia? Alguns membros da Comunidade comentaram que pelo cartão (geralmente o Nubank), sim, mas quando o pagamento é feito pelo celular — como o Apple Pay ou Google Play, por exemplo —, alguns comerciantes são reticentes e ficam com medo. Mas parte dos usuários já têm um pouco mais de sorte nesse quesito e conseguem até sair de casa sem carteira, pois vários lugares aceitam.
O tópico do Jefferson sobre thumbnails falsas no YouTube também foi bastante comentado. São os famosos clickbaits, feitos para distorcer o conteúdo e chamar a atenção das pessoas com uma coisa que, na verdade, não está presente no vídeo — ao menos não daquela forma.
O maior problema é que muitas vezes você só percebe que a thumb foi um clickbait quando já clicou e assistiu. Se isso acontecer, uma das soluções é clicar na opção “Não recomendar esse canal”. Pode não resolver por completo, pois conteúdos semelhantes de outros criadores podem continuar sendo sugeridos, mas ao menos o algoritmo do YouTube não vai te mostrar vídeos daquele canal específico.
A segunda fase da Operação 404 derrubou mais de 300 serviços ilegais de IPTV. Estima-se que os bloqueios da operação afetaram mais de 26 milhões de usuários. 252 sites e 65 aplicativos foram derrubados na ação.
Na terça-feira (24), foi a vez da Operação Replicante, que revelou um esquema que desviou até R$ 1 milhão nos Correios do Rio de Janeiro. Os funcionários dos Correios do CTE de Benfica, maior armazém de distribuição do Rio, pegavam itens de alto valor – como celulares e eletrônicos em geral — e os desviavam para terceiros.
A operação teve nove mandados de busca e apreensão na cidade do Rio de Janeiro, com a participação de cerca de 50 policiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário