segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Primeira fase do open banking no Brasil é adiada pelo BC | Finanças | Tecnoblog

O Banco Central planejava iniciar o processo regulatório do open banking no Brasil nesta segunda-feira (30). Porém, na tarde da última sexta-feira (27), o órgão anunciou uma nova data para essa tarefa: 1º de fevereiro de 2021. Os motivos do adiamento? Os efeitos da pandemia de COVID-19 e a atenção que vem sendo dedicada ao Pix.

Essencialmente, o open banking consiste em um sistema que descentraliza as informações financeiras detidas por grandes operadoras, como os bancos tradicionais, para permitir que o cliente escolha que solução usar e tenha mais controle sobre seus próprios dados bancários. Assim, ele poderá integrar a sua conta corrente a serviços de fintechs, por exemplo.

Cédulas de dinheiro (foto: Marcos Santos/USP Imagens)

A expectativa é a de que o open banking — batizado pelo Banco Central como Sistema Financeiro Aberto — proporcione ampla integração entre serviços financeiros dos mais diferentes tipos. Para tanto, é necessário estabelecer regras para garantir a proteção dos dados de usuários, a segurança do sistema financeiro e o processamento consistente das operações.

É para isso que a regulamentação do open banking vai ser criada. O processo é extenso, razão pela qual foi dividido em quatro fases. A primeira seria iniciada hoje. A última seria finalizada em 25 de outubro de 2021.

No entanto, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional entenderam que as medidas de combate à COVID-19 impactaram os esforços de trabalho das instituições participantes. Em função disso, ambas as entidades decidiram alterar os prazos.

As adaptações em sistemas que bancos e demais empresas do setor financeiro tiveram que realizar para atender a outras ações regulatórias, com destaque para a implementação do Pix, também pesaram para a decisão.

Como já informado, a data para o início da fase 1 mudou para 1º de fevereiro de 2021. Já a nova data para a conclusão da implementação do regulamento passa a ser 15 de dezembro de 2021. Isso se não houver mais adiamentos, é claro.

Todos os detalhes a respeito da implementação do open banking no Brasil estão disponíveis na Resolução Conjunta n° 1 (PDF) do Banco Central. As novas datas foram oficializadas na Resolução Conjunta nº 2.

Em documento, Nubank propõe autorregulação para que open banking no Brasil não fique centrado somente em grandes bancos

Usuários do Iti Itaú podem realizar transferências grátis e instantâneas para outros bancos e receber dinheiro por QR Code

Instituições financeiras que ficarão de fora da estreia do Pix foram excluídas por solicitação própria ou inaptidão

Até o momento, Pix registrou cerca de 826 mil transferências; sistema será liberado para todos na segunda-feira (16)

Além de QR Code offline, Pix terá saques em lojas e opção de “pagamento garantido” entre recursos futuros, diz BC

Comentários com a maior pontuação

Open Banking promete descentralizar o mercado financeiro, permitindo que os clientes tenham mais controle de seus dados

Tirar rank S em Streets of Rage 4 pode parecer difícil, mas nossas dicas vão mostrar como você pode atingir esse objetivo

Para cada banco, um código; confira a lista com todos os códigos de bancos do Brasil e facilite sua vida ao fazer um DOC ou TED

A assinatura eletrônica da Caixa é necessária para que você comece a fazer pagamentos e transações pelo aplicativo ou site do banco

Para facilitar o saque e o uso do dinheiro por quem recebeu o Auxílio Emergencial foi criado o cartão de débito virtual do Caixa Tem

Nenhum comentário:

Postar um comentário