As capturas de tela no modo incógnito do Google Chrome para Android devem retornar em breve. Segundo o Techdows nesta quinta-feira (26), é possível derrubar o bloqueio para prints de tela em abas anônimas no Chrome Canary 89, versão de testes do navegador do Google para o sistema móvel, ao habilitar uma opção oculta.
A fim de preservar a privacidade dos usuários, o Google optou por aplicar uma trava que impede screenshots quando o navegador está em modo anônimo no Chrome 85. Após a alteração, ao tentar registrar uma página em aba anônima, o browser retorna o aviso “Não é possível capturar a tela devido à política de segurança” e impede o processo. A decisão da companhia, no entanto, pode estar em revisão.
Pelo Flags, é possível habilitar as capturas de tela ao ativar a opção “Incognito Screenshot”. Conforme observado em testes do Tecnoblog realizados nesta sexta-feira (27) em um Samsung Galaxy S10+ com Android 10 e Google Chrome Canary 89.0.4337.0, a configuração permitiu os registros das páginas abertas.
Ainda não está claro, porém, se o Google irá simplesmente derrubar a limitação nas versões futuras de seu navegador ou irá incluir uma configuração para habilitar ou desabilitar os prints de tela no modo incógnito. Também não se sabe quando e se os desenvolvedores do browser irão levar esta mudança aos canais estáveis do aplicativo.
Atualmente, outros browsers para Android, como o Mozilla Firefox e o Kiwi, disponibilizam uma opção nas configurações para permitir os prints, caso o usuário queira.
A captura de tela no modo anônimo ainda não está disponível nas versões estáveis do Google Chrome para Android. Ainda assim, é possível reabilitar as capturas de tela na versão experimental do app (Canary). Saiba como:
Vale lembrar que, ao habilitar a função pelo Chrome Flags, o navegador “tornará as miniaturas anônimas visíveis”, conforme informado pela descrição da configuração. Caso queira bloquear as capturas de tela novamente, basta reverter o procedimento realizado anteriormente.
Com informações: Techdows e XDA-Developers
Nenhum comentário:
Postar um comentário