O Instagram está testando uma nova solução para a inclusão de links nos stories. Em vez do tradicional “arrasta para cima”, o aplicativo pode permitir que usuários redirecionem seus seguidores para páginas externas usando um sticker. Aparentemente, a novidade seria válida para qualquer perfil na rede social, mas os testes ainda abrangem um número pequeno de pessoas.
Atualmente, a função de arrastar para cima é limitada para contas verificadas ou com mais de 10 mil seguidores, o que leva usuários com popularidade mais baixa na rede social a optarem por outras soluções, como os agregadores de links que podem ser colocados na bio.
A Linktree, uma das ferramentas mais populares neste meio, chegou a captar mais de US$ 45 milhões em investimentos no início do ano, após uma alta popularidade em decorrência da pandemia e do aumento de compras online. Mas o seu uso dentro do Instagram seja aos poucos substituído, caso os adesivos com links se tornem uma ferramenta disponível para todos na plataforma.
Os stickers teriam uma vantagem adicional ao “arrasta para cima”: a nova ferramenta permitiria que os stories continuassem recebendo respostas — o que não acontece no recurso presente hoje no Instagram.
De acordo com o chefe de produto do Instagram, Vishal Shah, em resposta ao The Verge, “esse é o tipo de sistema futuro que [a plataforma] gostaria de ter”. A ideia do teste é aprender como as pessoas podem tirar proveito dos links dentro do aplicativo. A empresa deve analisar quais tipos de links são postados, com uma atenção redobrada para spam e desinformação.
Shah afirma ainda que não há planos de trazer os links para o feed ou mesmo outra parte do Instagram — com o Reels ou IGTV —, ao menos por enquanto. Não há previsão de quando (e se) o Instagram vai implementar os stickers com links para todos os usuários.
Com informações: The Verge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário